10 respostas sobre o parto de gata para um melhor entendimento.

Se você planejou ou não conseguiu manter sua gata em casa durante o período de cio, é provável que ela engravide em algum momento. É importante que você saiba reconhecer os sinais de gravidez para poder cuidar adequadamente dela durante o parto. Para ajudá-lo nessa missão, a Dra. Larissa Seibt, médica veterinária da Petz, responde às 10 perguntas mais comuns sobre o parto de gatas.

1. Como saber se uma gata está grávida?
Os primeiros sinais de gravidez começam a aparecer após cerca de 15 dias. Os mamilos da gata aumentam de tamanho e ficam avermelhados, sua barriga começa a crescer e seu apetite aumenta. Além disso, o comportamento da gata fica diferente, ela pode ficar mais carente. No entanto, a única maneira de ter certeza de que uma gata está grávida é levando-a ao veterinário para um ultrassom e acompanhamento pré-natal adequado.

2. Quanto tempo dura a gestação de uma gata?
A gestação de uma gata dura entre 63 e 67 dias.

3. Como saber se o parto está próximo?
Fazer o acompanhamento pré-natal e observar os sinais da gata pode ajudá-lo a determinar quando o parto está próximo. A gata pode recusar alimentos, procurar locais isolados e ficar mais inquieta entre 12 a 24 horas antes do parto. Ela também pode vocalizar mais intensamente, ficar agitada e se limpar com mais frequência. Quando o parto está prestes a acontecer, a gata terá contrações abdominais e liberará líquido vaginal. Se esse líquido for preto ou sanguinolento, é importante procurar a ajuda de um veterinário.

4. É necessário preparar um ambiente adequado para o parto?
As gatas grávidas geralmente procuram um local quente e tranquilo para dar à luz. É recomendado preparar um cômodo tranquilo com um abrigo acolhedor, água corrente e comida. Evite interferir muito no processo, a menos que seja necessário.

5. Quanto tempo dura o parto de uma gata?
A duração do parto varia, mas em geral dura entre 5 e 12 horas. Se o parto estender-se por muito tempo, é recomendado procurar um veterinário.

6. Qual é o intervalo médio entre o nascimento de cada filhote?
O intervalo médio entre o nascimento de cada filhote varia de 30 minutos a uma hora. Intervalos muito longos podem indicar complicações e devem ser avaliados por um veterinário.

7. Quando devo intervir ou solicitar ajuda durante o parto?
É recomendado interferir o mínimo possível no parto da gata. No entanto, se houver complicações, como secreção sanguinolenta ou preta, contrações intensas sem a saída dos filhotes ou se a gata apresentar sofrimento ou ansiedade, é importante buscar ajuda veterinária. Após o parto, se a gata se recusar a cuidar dos filhotes ou manifestar comportamento agressivo, também é necessário intervir.

8. Como saber se o parto terminou?
O acompanhamento pré-natal e os exames de imagens podem indicar quantos filhotes ainda precisam nascer. Caso não tenha sido realizado, observe o comportamento da gata. Quando o parto termina, geralmente a gata lambe os filhotes e verifica se estão se alimentando corretamente.

9. Quais são os cuidados pós-parto?
Após o parto, é importante ficar de olho na saúde da gata e dos filhotes. Observe se a gata está se alimentando bem, bebendo água, se movendo sem dificuldades e se há secreção vaginal e sua característica. Em relação aos filhotes, verifique se estão mamando adequadamente, sendo estimulados a defecar e urinar e se estão mantidos aquecidos. Em caso de comportamento ou sinais atípicos, é recomendado procurar um veterinário.

10. Todos os partos de gatas são normais?
Na maioria dos casos, os partos de gatas são normais. No entanto, em certas situações, como identificação de filhotes mortos no útero, posicionamento inadequado dos filhotes ou filhotes muito grandes em relação ao tamanho da mãe, o veterinário pode recomendar uma cesariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *