6 sinais de tristeza em gatos e ações a serem tomadas.
Entendendo o comportamento dos gatos
Diferente dos cachorros, os gatos tendem a ter um comportamento mais tranquilo ao longo do dia, o que significa que um gato quieto não necessariamente está triste. Os gatos são independentes e um pouco geniosos. Então, como podemos identificar se um gato está triste? Carinho, petiscos e atenção costumam fazer os gatos ronronarem de prazer, mas se o ronronar e o miado do gato desaparecerem e ele passar mais tempo isolado do que o normal, pode haver algo errado. Confira o conteúdo a seguir para saber mais sobre o assunto!
Os gatos podem ficar tristes?
Acredite ou não, os gatos podem ficar tristes ou depressivos. Isso pode ocorrer devido à redução de alguns neurotransmissores ou a grandes mudanças na sua rotina. Os gatos são muito apegados à rotina e podem sentir falta de algo de forma intensa. A ausência de brinquedos e arranhadores que estimulem suas atividades, a falta de um familiar ou de outro animal de estimação que costumava ser sua companhia, a solidão ou até mesmo a saudade podem afetar o humor do gato. Além disso, a saúde também pode causar mudanças no comportamento dos gatos. A falta de alegria no felino pode ser um sinal de dor ou doença. Após uma cirurgia, por exemplo, o gato pode ficar um pouco triste, mas assim que o efeito da anestesia passa, a apatia também desaparece.
A castração pode deixar o gato triste?
Existe a crença popular de que gatos castrados ficam tristes, mas isso não é verdade. A castração não deixa o gato triste, apenas reduz o estímulo dos hormônios que eram liberados pelos testículos (ou ovários, no caso das gatas). Isso faz com que o gato se torne mais tranquilo e dócil. Não deixe de castrar o seu gato por causa disso! A castração traz diversos benefícios, como prevenção de doenças e diminuição do risco de fugas, brigas com outros gatos e acidentes. Além disso, a castração pode prolongar a vida do seu gato e fortalecer a relação entre vocês. Para os amantes de gatos, é fácil perceber quando o felino está triste. Pode ser algo relacionado ao sabor da ração, ao clima ou até mesmo à preguiça. Porém, se o gato parece triste todos os dias, durante um longo período, algo está errado.
Como identificar se o gato está triste
Como os gatos são naturalmente manhosos e dorminhocos, é importante observar alguns sinais específicos para diferenciar se o gato está com preguiça ou triste. Alguns sinais de tristeza incluem:
1. O gato fica muito tempo parado e não brinca.
2. O miado do gato soa desanimado e triste.
3. O gato se mostra agressivo ao tentar fazer carinho ou brincar com ele.
4. O gato come menos do que o normal.
5. O gato toma mais banhos do que o comum.
6. O gato se esconde com frequência, mesmo de pessoas conhecidas.
Se você notar algum desses sinais no seu gato, é importante contar com a ajuda de um médico veterinário. Ele poderá fazer o diagnóstico adequado e recomendar as melhores opções para o seu pet. Caso seja apenas um sintoma isolado ou intermitente, você pode tentar mudar a rotina do gato, trocar a ração ou estimulá-lo com brinquedos e arranhadores. Pequenas mudanças podem despertar novamente a curiosidade do seu gato. Na Petz, você encontra diversos produtos para gatos, desde petiscos até brinquedos. Baixe o nosso aplicativo e aproveite descontos especiais!