Como saber se um gato está com carrapatos?
Oferecer a melhor proteção para o seu gato envolve combater parasitas e outras doenças. Mas como saber se o gato está com carrapato? Essa é uma dúvida comum entre os donos de gatos, uma vez que os felinos são conhecidos por sua higiene e amor pelos banhos. No entanto, é importante estar alerta para proteger a saúde de nossos amigos. Se você está se perguntando se os gatos têm carrapato, continue lendo. Consultamos a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária especialista da Petz, que respondeu todas as dúvidas sobre o assunto!
O que são carrapatos?
Antes de falarmos sobre carrapatos em gatos, é importante entendermos esse parasita indesejado. A Dra. Heloísa explica que eles são aracnídeos, da mesma família das aranhas e escorpiões. Existem várias espécies diferentes presentes em praticamente qualquer ambiente. “No meio rural, as espécies que podem parasitar os animais de estimação são o Amblyomma cajennense e o Rhipicephalus microplus”, comenta. No meio urbano, a espécie de carrapato mais comum é o Rhipicephalus sanguineus.
Os gatos têm carrapato?
Os gatos são conhecidos por sua limpeza, o que leva à dúvida sobre se eles podem pegar carrapato. A Dra. Heloísa explica que sim, os gatos também podem se contaminar com esses parasitas, embora seja um caso raro. “O hábito de lamber frequentemente remove mecanicamente esses parasitas, por isso, os gatos são hospedeiros menos comuns”, comenta. A especialista explica que os gatos estão mais propensos a se contaminar quando estão doentes ou maltratados. É mais provável que os filhotes tenham mais pulgas e carrapatos, já que eles não têm tanta força para se livrar dos parasitas por conta própria. Portanto, é responsabilidade do tutor ficar atento e proteger o gatinho nessa fase da vida.
Como ocorre o contágio?
Assim como outros parasitas, os carrapatos se contagiam por meio do contato. Portanto, quando um animal de estimação está com carrapato, na maioria das vezes foi contaminado por outro animal. Por isso, esses parasitas são mais comuns em animais que têm acesso à rua. Especialistas sempre enfatizam que os passeios pela vizinhança são prejudiciais para os gatos. Essa é a principal forma de contaminação de doenças, além de ser um ambiente propício para acidentes e brigas. Portanto, se você deseja proteger seu animal de estimação, forneça tudo o que ele precisa em casa. Com os estímulos adequados, os gatos podem se divertir e se exercitar em casa.
Sinais de contaminação
Os gatos são independentes e não gostam de demonstrar que precisam de ajuda. Portanto, perceber que seu gato está com parasitas pode ser um desafio. Geralmente, um gato com carrapato apresenta os seguintes sinais: coceira intensa, vermelhidão, queda de pelos e apatia. Os carrapatos costumam ser grandes e fáceis de identificar a olho nu. Portanto, durante um momento de carinho, é fácil perceber a presença do parasita. Se você notar um pequeno caroço escuro e saliente, pode ser um sinal de que seu gato tem carrapato.
Carrapato em gatos: tamanho pequeno, perigo gigante
Os carrapatos são um problema comum e muitas pessoas acreditam que eles não representam um grande risco. No entanto, a Dra. Heloísa reforça que, quando um gato tem carrapato, esse parasita pode causar complicações para a saúde. “Em infestações graves, a quantidade de sangue sugado pode levar à anemia. Além disso, a picada do carrapato pode transmitir doenças como erliquiose, babesiose e anaplasmose”, afirma a especialista. Por isso, ao notar um carrapato em seu gato, procure ajuda profissional. Além de fornecer o tratamento mais eficaz, o veterinário poderá verificar a saúde geral do seu gato.
Como remover carrapatos de gatos?
Se você notar que o seu gato está com carrapatos, é recomendado buscar ajuda de um veterinário. No entanto, caso precise remover o parasita em casa, a Dra. Heloísa recomenda o uso de produtos específicos. Se removidos de forma incorreta, o aparelho bucal do carrapato pode permanecer preso na pele do gato. “Isso prolonga a irritação, causando coceira e até feridas”, comenta a veterinária. Além disso, vale lembrar que os felinos muitas vezes não gostam de contato forçado, o que torna a tarefa de remover carrapatos ainda mais difícil. Felizmente, é fácil encontrar produtos desenvolvidos por especialistas que eliminam esses parasitas de forma rápida e eficaz. A Petz oferece pipetas, coleiras e shampoos que deixarão seu animal de estimação mais seguro e saudável. Faça uma visita à loja ou acesse nossa loja online!