Como resolver problemas de convivência entre gatos castrados?

A castração é um dos processos médicos mais recomendados por veterinários e especialistas. Além de rápida e segura, ela contribui para a saúde do pet, previne doenças e evita problemas comportamentais, como a agressividade e o territorialismo. Mas o que fazer quando gatos castrados se estranham?

Apesar da cirurgia diminuir significativamente o senso de competitividade dos pets, as brigas ainda podem acontecer. Para evitar problemas, devemos ficar atentos a alguns cenários e situações. Quer saber mais sobre gatos se estranhando? Continue lendo!

Castração acalma os pets?

Antes de falar sobre quando gatos castrados se estranham, vamos entender um pouco melhor os mitos e verdades sobre a castração. Geralmente, a cirurgia é conhecida por acalmar os pets, deixando-os menos agressivos. Mas será que isso é verdade ou mito?

A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, explica que a castração, de fato, tende a acalmar os bichanos. “De modo geral, os felinos se tornam mais calmos e tranquilos”, comenta. Isso ocorre porque um gato castrado possui um menor senso de territorialismo.

Em outras palavras, a competitividade — um dos motivos pelos quais os gatos brigam — entre os bichanos diminui. No entanto, nem sempre a castração resolve todos os problemas de imediato. Em alguns casos, é necessário paciência, calma e algumas dicas de um especialista. Confira mais detalhes abaixo!

Gatos castrados se estranham: por quê?

Como vimos, a castração torna os bichanos mais amigáveis. Então, por que às vezes gatos castrados se estranham? A Dra. Louise explica que alguns cenários podem levar a problemas. Desde a volta de consultas até o estresse do dia a dia, alguns fatores podem deixar um bichano agressivo. Confira abaixo as quatro causas mais comuns para felinos castrados brigando.

1. O pet ainda está com os hormônios desregulados

A castração gera uma alteração hormonal nos pets, que pode levar algum tempo para se estabilizar. “Nos primeiros três meses após a cirurgia, os bichanos ainda podem ter hormônio circulante”, comenta a especialista.

Se a cirurgia foi recente, essa pode ser a resposta de por que seus gatos castrados se estranham! Nesse caso, basta aguardar o período indicado, observando o comportamento do pet. Durante esse tempo, é importante prevenir brigas, mantendo os animais afastados sempre que possível. Se a agressividade persistir após três meses, procure um veterinário.

2. O pet está fragilizado

Apesar de ser um procedimento simples, a castração é uma cirurgia invasiva. Após o procedimento, o gato pode sentir dor e desconforto, tornando-se mais irritado e agressivo.

Nesse caso, a solução é simples. Em três ou quatro dias, o peludo já deve estar completamente recuperado. Durante esse período, siga as orientações do veterinário, aplicando os medicamentos indicados e observando o curativo.

3. Odores desconhecidos

Muitos tutores percebem seus gatos se estranhando após consultas veterinárias. Isso acontece porque os felinos são altamente sensíveis ao olfato. Quando um gato retorna do veterinário com odores diferentes, seu companheiro pode não reconhecê-lo e agir com agressividade.

Para resolver isso, isole os gatos em cômodos separados e permita que eles recuperem seu cheiro natural. Como os felinos se lambem para se higienizar, em poucas horas a situação deve se normalizar.

4. Estresse ambiental

Ambientes barulhentos, movimentados ou com presença de pessoas desconhecidas podem estressar os gatos, deixando-os inseguros e agressivos. A falta de atividades também contribui para o estresse.

Para evitar problemas, crie um ambiente tranquilo para seus gatos. Evite barulhos excessivos e forneça brinquedos para que possam gastar energia e se divertir.

Conclusão

Agora que você já sabe por que gatos castrados se estranham, pode contribuir para o bem-estar dos seus pets e evitar conflitos. Se os problemas persistirem, consulte um veterinário para garantir a saúde e harmonia entre seus bichanos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *