Descubra oito grupos animais que põem ovos.
Você já parou para pensar em quais animais botam ovos? Esse é um dos métodos de reprodução da natureza em que o embrião se desenvolve dentro da mãe e posteriormente nasce através de ovos depositados no mundo externo. Para um melhor entendimento, vamos explicar a diferença entre ovíparo, ovovivíparo e vivíparo. Ovíparo é quando a reprodução ocorre fora do corpo da mãe, com os ovos sendo colocados em um ambiente exposto. Já os animais ovovivíparos têm o embrião se desenvolvendo dentro de um ovo que permanece dentro do corpo da mãe. Por fim, os vivíparos são aqueles em que os bebês crescem dentro do corpo da progenitora, recebendo nutrientes dela, sem a formação de ovos.
Agora, vamos conhecer oito grupos de animais que botam ovos.
1. Peixes: eles têm métodos de proteção aos filhotes, podendo colocá-los na boca ou em bolhas de água para evitar predadores.
2. Aves: todas as aves são ovíparas e constroem ninhos para incubar seus embriões. Os pais chocam os ovos para que os filhotes se desenvolvam.
3. Répteis: esse grupo possui espécies ovíparas e ovovivíparas. Os ovos possuem uma casca grossa e diversas camadas de proteção para os filhotes.
4. Anfíbios: algumas espécies depositam seus ovos na água, enquanto outras fazem a postura fora dela. Poucos girinos chegam à fase adulta.
5. Moluscos: os filhotes podem nascer de duas maneiras: iguais aos pais ou como larvas. A quantidade de ovos varia conforme a espécie.
6. Aracnídeos: algumas espécies de aracnídeos botam ovos em sacos de seda construídos pelas fêmeas. Nem todas as espécies têm esse tipo de reprodução.
7. Mamíferos: existem mamíferos ovíparos, como as equidnas e os ornitorrincos. Os filhotes desenvolvem-se após um período dentro da bolsa ou abertura da casca.
8. Insetos: várias espécies de insetos botam ovos, que possuem textura pegajosa para se fixar em superfícies inclinadas. Alguns ovos têm cores vivas, enquanto outros se camuflam com o ambiente.
Esses são apenas alguns exemplos de animais que botam ovos. A natureza é cheia de diversidade em termos de reprodução.