Gato não hidrata: quando se preocupar e como agir?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se o seu gato não bebe água com frequência, isso pode ser preocupante para os tutores, já que todos os animais precisam de água para sobreviver. No entanto, a quantidade necessária de água varia entre as espécies e existem diferentes maneiras de obter hidratação. Enquanto algumas espécies bebem água diretamente de fontes hídricas, outras obtêm hidratação principalmente dos alimentos. Vamos discutir mais sobre a relação dos gatos com a água e o que fazer para aumentar sua ingestão. A falta de água pode levar a problemas de saúde, como insuficiência renal.

Então, por que os gatos bebem pouca água? Isso não é apenas uma impressão dos tutores. Segundo a Dra. Juliana Damasceno, especialista em psicobiologia e bem-estar felino, os gatos são adaptados para obter componentes hídricos através das presas que consomem. Portanto, na natureza, eles não costumam procurar fontes de água com frequência. Em casa, com uma alimentação industrializada, os gatos domésticos enfrentam dificuldades, pois não possuem um sistema neural que provoque a sensação de sede, como nós temos. É fundamental que os tutores incentivem seus gatos a beber água.

Além da ausência de sede, os gatos têm outra característica que dificulta a ingestão de água: na maioria dos casos, eles têm aversão ao líquido. Isso ocorre porque a água altera os odores, que são fundamentais para a comunicação dos gatos. Além disso, o peso da água nos pelos dos gatos afeta sua sensibilidade tátil e causa variações bruscas de temperatura, o que é muito estressante para eles. Além disso, beber água pode ser desconfortável para os gatos porque há risco de molhar os bigodes, que são sensíveis. Por isso, é comum que alguns gatos molhem suas patas e bebam água delas para evitar molhar os bigodes.

Para incentivar o gato a beber mais água, é importante entender que eles não sentem sede como nós sentimos. Portanto, se o seu gato não está bebendo água, é necessário ajudá-lo. A Dra. Juliana recomenda que a água oferecida aos gatos esteja sempre fresca, usando recipientes que evitem o aquecimento excessivo, como os de cerâmica e barro. Ter uma fonte de água para gatos é importante, já que eles preferem água corrente e são atraídos pelo movimento. No entanto, é importante trocar a água e limpar o recipiente regularmente, pois os gatos podem detectar água suja pelo olfato e não vão se sentir atraídos por ela. Idealmente, a limpeza do recipiente deve ser feita pelo menos duas vezes por semana.

É importante ressaltar que, contrariamente ao que é amplamente divulgado, a especialista acredita que é importante fornecer não apenas uma fonte de água para gatos, mas também água parada, para que o gato tenha opções de escolha caso a fonte pare de funcionar (por exemplo, em caso de queda de energia).

Estimular a hidratação dos gatos é muito importante, pois a falta de água pode levar a problemas nos rins, evoluindo para insuficiência renal e infecções urinárias graves. Além da ingestão insuficiente de água, outras causas, como intoxicação por medicamentos ou alimentos, também podem contribuir. É importante ficar atento aos sintomas dessas doenças, como excesso de urina, falta de apetite, perda de peso e alterações de comportamento. Da mesma forma, se o seu gato começar a beber mais água de repente ou parar de beber completamente, é importante consultar um veterinário o mais rápido possível. Agora você sabe o que fazer quando seu gato não bebe água. Continue lendo outros conteúdos para obter mais dicas de saúde, cuidados e curiosidades sobre gatos e outras espécies em nosso blog da Petz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *