Aprenda a secar o leite da cadela de forma natural.
O período após o nascimento dos filhotes pode exigir cuidados especiais, como a secagem do leite da cadela naturalmente. É comum ter dúvidas sobre esse processo e, por isso, preparamos este artigo com algumas dicas para ajudar os tutores a lidar com a nova mamãe.
Geralmente, a cadela produz leite por cerca de 30 dias após o parto, dependendo da quantidade de filhotes e da frequência de amamentação. O fim da produção de leite ocorre conforme o desmame dos filhotes, que ocorre entre a quarta e a oitava semana de vida dos cãezinhos.
No entanto, existem casos em que a produção de leite continua mesmo após o desmame. Isso pode acarretar problemas, como o desenvolvimento de mastite, uma inflamação das glândulas mamárias. Portanto, caso o leite da cadela não esteja secando após o desmame, é importante procurar um veterinário para auxiliar nesse processo.
Em geral, espera-se que o leite da cadela seque naturalmente, junto ou poucos dias após o desmame. No entanto, se isso não ocorrer, medidas preventivas podem ser necessárias. Expor a cadela a situações de estresse, como separá-la dos filhotes, não é indicado, já que compromete o bem-estar do animal.
A melhor maneira de secar o leite da cadela é consultar um veterinário. Ele avaliará a condição geral da cadela e poderá indicar o uso de medicamentos que ajudem a inibir a produção de leite. Alguns remédios também são recomendados para evitar o desenvolvimento de mastite. É importante ressaltar que todo medicamento deve ser administrado sob orientação veterinária.
Além disso, é possível acelerar a secagem do leite evitando que a cadela lamba suas mamas, o que estimula a produção de leite. O uso do colar elizabetano pode ajudar nesse sentido. Portanto, se você está buscando maneiras de secar o leite da cadela naturalmente, não deixe de consultar um veterinário especializado para melhor orientação.