Aprenda sobre os cuidados necessários com a temperatura das aves!
Duração da leitura: 3 minutos
Muitas pessoas não sabem, mas a temperatura dos animais pode variar de acordo com a espécie. A temperatura normal de um cachorro não é a mesma de um humano, que pode ser diferente de um gato e assim por diante. Mas o que precisamos saber sobre a temperatura das aves? A temperatura corporal das aves é extremamente importante para a saúde desses pets. Aqui estão algumas dicas incríveis para ajudá-lo a reconhecer se seu amiguinho de estimação precisa de atenção durante períodos de temperaturas extremas. Continue lendo para saber mais!
Aves: criaturas quentes
Se você já teve a oportunidade de tocar em um pássaro doméstico, deve ter percebido que esses pets são homeotérmicos, ou seja, eles têm sangue quente. Mas talvez você não saiba que a temperatura do corpo das aves é bastante alta. A temperatura corporal média das aves varia entre 39°C e 42°C, mesmo em ambientes mais frios. Isso significa que um pássaro saudável tem a mesma temperatura corporal de um humano com febre alta! Por esse motivo, eles precisam de atenção especial durante as estações de clima mais intenso.
Cuidados com as aves durante o inverno
Devido à sua alta temperatura corporal, o inverno é uma das estações mais perigosas para os pássaros. Eles perdem muito calor e ficam mais propensos a doenças durante esse período. Portanto, aqui estão algumas dicas para ajudar a controlar a temperatura das aves e garantir o conforto do seu amiguinho:
– Deixe sempre sua ave tomar sol. Ela adora o sol de inverno e isso ajuda a manter sua imunidade em dia.
– Proteja a gaiola no inverno. Coloque o viveiro dentro de casa, em um local protegido de correntes de ar. Forre com cobertores durante a noite e em épocas mais frias, mas deixe um espaço para que o pássaro ainda possa desfrutar da luz natural.
– Evite dar banho nas aves, a menos que seja em dias muito quentes. Suas penas demoram muito para secar e isso pode levar a problemas de saúde, como doenças, fungos e bactérias.
– Durante o frio, as aves tendem a gastar mais energia e, consequentemente, a comer mais. Certifique-se de alimentar bem o seu amiguinho!
– No verão, essas aves de penas geralmente têm menos problemas com a temperatura. No entanto, evite expô-las ao sol forte em dias muito quentes. No entanto, também não deixe seu amigo na sombra o dia todo.
– As correntes de ar são um ponto de atenção durante todo o ano e podem afetar a temperatura corporal das aves, prejudicando sua saúde. Portanto, proteja sempre o seu amigo de correntes de ar e condições climáticas adversas!
Penas: um sistema inteligente
As penas dos pássaros são muito bonitas, mas você sabia que elas também são um sistema inteligente de proteção contra diferenças climáticas? As penas ajudam as aves a regular sua temperatura quando o ambiente está desfavorável. Você provavelmente já viu um pássaro eriçando suas penas em um dia frio, não é mesmo? Isso os ajuda a controlar sua temperatura corporal! Ao eriçar as penas, cria-se uma camada de ar entre a pele e a plumagem, formando um poderoso isolamento térmico. No calor, as penas ficam mais próximas do corpo, diminuindo esse isolamento e mantendo o pássaro mais fresco.
A temperatura das aves é muito importante
As aves domésticas são pets muito sensíveis, especialmente quando se trata de condições climáticas. Como os pássaros têm sua movimentação limitada, é responsabilidade do tutor garantir que seu amigo esteja em um ambiente adequado e protegê-lo da chuva, do frio e das correntes de ar. Se você perceber que a temperatura está baixa, certifique-se de levar a ave para um local confortável. E lembre-se: independentemente da estação do ano, se você notar qualquer sinal de que a saúde de seu amigo não está indo bem, procure imediatamente um veterinário. Assim, você poderá continuar desfrutando da companhia desse amiguinho por muitos anos!
Agora que você conhece tudo sobre a temperatura das aves, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz! Estamos sempre empenhados em garantir que você e seus animais de estimação estejam sempre felizes juntos!