Calo no cotovelo do cachorro: qual a possível causa?
Tempo de leitura: 4 minutos
Quando surge um calo no cotovelo do cachorro, os tutores geralmente se preocupam à medida que ele cresce, pois pode causar lesões e inflamações. Além disso, em alguns casos, o calo pode estar associado a problemas mais graves, como tumores. Por isso, é importante consultar um veterinário ao notar qualquer protuberância no cotovelo do cachorro.
Conversamos com o Dr. Ítalo Cássio Oliveira, médico-veterinário, que explicou que o calo é resultado de um crescimento excessivo da pele, conhecido como hiperqueratose. No entanto, também podem surgir tumores confundidos com calos, além de inflamações da articulação. Por isso, é fundamental levar o cachorro para um check-up assim que observar alterações na aparência ou comportamento.
A formação de calos em cachorros é semelhante à dos humanos, sendo resultado do atrito constante em uma determinada região do corpo. A pele estimula uma produção excessiva de queratina como forma de reforçar a proteção local. Isso faz com que a pele do calo fique mais grossa e com uma textura e coloração diferentes. O atrito constante nos cotovelos dos cães pode levar à hiperqueratose.
Os calos podem ocorrer em qualquer cachorro, mas são mais comuns em cães de médio a grande porte, devido à maior pressão exercida sobre a região. A obesidade também aumenta a incidência de hiperqueratose. Geralmente, esses problemas afetam os cães na fase adulta.
É importante ressaltar que, ao perceber qualquer protuberância no corpo do cachorro, é necessário consultar um veterinário para descartar problemas mais graves, como tumores. A hiperqueratose em si não costuma ser prejudicial, mas pode causar desconforto e inflamações devido ao atrito constante.
O tratamento da hiperqueratose consiste em proteger o local com bandagens e roupas especiais prescritas pelo veterinário, para evitar a piora do quadro. Em alguns casos, medicamentos tópicos podem ser recomendados. É importante também prevenir a hiperqueratose mantendo o cachorro em ambientes com pisos adequados e evitando a obesidade.
Em nosso catálogo, você encontra produtos especiais para cuidar do calo no cotovelo do seu cachorro, como cotoveleiras e medicamentos. Acompanhe nosso blog para mais conteúdos sobre cuidados com seu pet.