Por que os cachorros idosos giram incessantemente?
Por que os cães idosos giram e andam de forma compulsiva?
Muitas doenças e distúrbios comportamentais podem explicar o motivo pelos quais os cães idosos giram e andam de forma compulsiva. Essas condições podem se manifestar subitamente e podem ou não vir acompanhadas de outros sinais.
Uma doença comum é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), que é mais comum em animais silvestres em cativeiro, mas também pode afetar os cães de estimação. Nesses casos, os cães podem girar em círculos e andar ou lamber de forma compulsiva. Estima-se que cerca de 2% da população canina seja afetada por esse distúrbio. O tratamento envolve educação comportamental, ressocialização do cão e, se necessário, medicamentos para controle da ansiedade e estresse.
Outra condição que pode explicar o comportamento de girar em cães idosos é a Síndrome Vestibular. Essa doença afeta o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio e propriocepção do cão. Os sintomas incluem inclinação da cabeça, andar em círculos para o lado da orelha afetada, movimentos rápidos dos olhos e tontura. O tratamento envolve medicamentos para acalmar o sistema vestibular e, se a causa for otite interna, fármacos para limpeza e desinfecção do ouvido.
Tumores cerebrais também podem ser responsáveis pelo comportamento de girar em cães idosos. Os sintomas variam de acordo com a região afetada do cérebro e incluem mudanças comportamentais, pressão da cabeça contra objetos, convulsões e cegueira. O tratamento envolve cirurgia, radioterapia ou cuidados paliativos, dependendo do estágio da doença.
A Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina, ou “alzheimer canino”, também pode causar o comportamento de girar em cães idosos. Essa síndrome afeta cerca de 30% dos cães com idade entre 11 e 12 anos, e os sintomas incluem desorientação, agitação, desinteresse em atividades e troca de dia e noite. Embora não haja cura, suplementos alimentares e dietas especiais podem ajudar a melhorar a cognição do cão, e o enriquecimento ambiental é importante para estimular o animal a fazer novas atividades.
Se o seu cão idoso está girando e apresentando comportamentos compulsivos, é importante consultar um veterinário para avaliar a situação e determinar o melhor tratamento para melhorar a qualidade de vida do seu amigão.