Sinais e ajuda para seu gato – saiba como ajudá-lo em I Petz.
Os gatos são seres sencientes, capazes de sentir emoções e sofrer da mesma forma que nós. Portanto, quando um ente querido, seja animal ou humano, morre, é natural que o gato também fique triste e em luto. Infelizmente, o assunto não é amplamente discutido e, muitas vezes, o gato de luto pode ser esquecido devido às mudanças que ocorrem na vida da família após a perda. No entanto, é importante reconhecer os sinais de dor do gato e ajudá-lo nessa fase difícil. Isso não só beneficiará o gato, mas também o tutor.
As fases do luto em gatos variam de indivíduo para indivíduo, tanto em duração quanto em intensidade. Elas são semelhantes às fases do luto humano. É importante ressaltar que nem todos os gatos passam por todas as fases de forma linear. Alguns podem pular diretamente para a depressão ou até mesmo para a aceitação. O importante é identificar a fase em que o gato está e ajudá-lo durante esse processo.
A primeira fase é o isolamento, na qual o gato tende a se afastar dos outros membros da família e passa a maior parte do tempo no local onde o ente querido costumava ficar. O gato fica triste e quieto. A segunda fase é a procura, na qual o gato começa a procurar ativamente pelo ente que morreu, miando e chamando por ele. Ele pode até tentar sair de casa em busca do amigo. A terceira fase é a depressão, na qual o gato percebe que a pessoa ou animal não vai mais voltar. Nesse momento, o isolamento pode retornar, o apetite diminui e o gato fica deitado e introspectivo por mais tempo. A quarta fase é a aceitação, na qual o gato retorna à “normalidade” e volta a interagir com as pessoas e outros animais da casa. Alguns gatos podem ficar mais carentes e exigir mais atenção nessa fase.
Existem sintomas de luto em gatos que variam de acordo com cada fase. Os gatos podem ficar apáticos, desinteressados, perder o apetite, dormir mais e deixar de brincar. É importante observar todos esses sintomas e não apenas focar em um único aspecto. Por exemplo, mesmo que o gato esteja comendo, ele ainda pode estar de luto. Às vezes, os sintomas não se apresentam todos juntos.
Um estudo da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) mostrou que, em média, um gato leva cerca de seis meses para retornar ao comportamento normal após perder um ente querido. Existem várias formas de ajudar um gato triste durante esse período difícil. É importante manter a rotina de alimentação, brincadeiras e demais tarefas com o gato e na casa. Os gatos não gostam de mudanças na rotina, e a ausência do ente querido já quebra essa rotina. Passar mais tempo com o gato, seja apenas ao lado dele acariciando ou escovando, também é recomendado. Não é aconselhável limpar e jogar fora tudo o que pertencia ao ente querido que morreu. O cheiro dele deve desaparecer aos poucos, para que o gato entenda que ele não vai mais voltar. Lembre-se de que os gatos memorizam muito pelos cheiros.
Por fim, se o gato não conseguir superar o luto sozinho, é importante procurar ajuda veterinária. Assim como nós, eles podem precisar de medicação para passar por essa situação. A partida de um ente querido é um momento muito difícil tanto para os tutores quanto para os animais, mas você não precisa lidar com isso sozinho. A loja da Petz também está aqui para ajudar nesse período com o gato enlutado. Contem conosco para o que precisarem!