Como evitar que o cachorro fuja e lidar com as fugas?

Leia em menos de 5 minutos!

É comum que donos de cachorros relatem casos em que seus pets fogem assim que a porta ou o portão de casa são abertos. No entanto, não se preocupe se isso acontece com você! Esse comportamento é bastante comum e tem solução. Então, se o seu cachorro foge com frequência ou se você quer evitar esse comportamento, confira algumas dicas e esteja preparado.

Antes de aprender como lidar com o cachorro fugindo ou evitar esse problema, é importante entender quais são as possíveis causas desse comportamento. Existem diversos fatores que podem levar um cão a fugir, como energia acumulada, cio, casos de maus-tratos, curiosidade e falha na comunicação entre tutores e cães.

Para evitar fugas, é importante criar barreiras físicas, como cercas e portões, para impedir que o cachorro escape. Fechar brechas entre as passagens também é fundamental. Além disso, a castração pode ser uma opção para evitar fugas frequentes, prevenir a gravidez e melhorar a saúde do cão. O reforço positivo ao chamar o pet também pode ser eficaz, porém, é importante não usar esse método apenas para prendê-lo. Além disso, aumentar o nível de atividades, como passeios frequentes, pode diminuir o interesse do cachorro pela rua.

O adestramento básico de obediência com um profissional que trabalhe com reforço positivo pode ser a melhor forma de evitar fugas. Se todas essas medidas falham e o cachorro continua fugindo, é importante tomar precauções, como usar plaquinhas de identificação ou chips de GPS. Caso o cachorro fuja na sua presença, existem técnicas que podem ajudar na recuperação, como correr na direção oposta e convidar o cachorro para um passeio. Por fim, manter um ambiente livre de estresse, oferecer uma rotina de exercícios e fazer passeios frequentes podem ser a melhor solução para evitar fugas.

Lembre-se de estimular seu cão o tempo todo, oferecer uma rotina positiva, e de proporcionar um ambiente confortável para ele. Com essas medidas, você pode evitar fugas e outros comportamentos indesejados. Acompanhe mais dicas sobre comportamento canino aqui, no blog da Petz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *