Saiba o que o canário-belga come e conheça sua dieta.
Duração da leitura: 4 minutos
Esta adorável ave é muito querida por aqueles que desejam cuidar de um pássaro. No entanto, nem todos sabem exatamente o que um canário-belga come. Se essa é a sua dúvida, continue lendo e nunca mais tenha dúvidas sobre a alimentação desses pássaros.
Canário-belga: uma ave popular no Brasil
Antes de descobrir o que um canário-belga come, é importante conhecer melhor as características desses animais para evitar confusões sobre os detalhes e peculiaridades que rodeiam essa espécie. Com um peso entre 12 e 20g, o canário-belga é considerado uma ave de pequeno porte. Seu nome científico é Serinus canaria. Essas aves podem apresentar cores variadas, como amarelo, branco, vermelho, entre outras – uma verdadeira gama de opções de penas. Em relação à forma, elas têm um formato clássico e único, o que as diferencia pouco de outras aves, com o peito redondo e as pernas compridas. Essa espécie é originária das Ilhas Canárias.
História do canário-belga
Graças às viagens portuguesas pelo Oceano Atlântico, esses pássaros foram trazidos para o Brasil, tornando-se atualmente uma das espécies de animais domésticos mais populares do país, podendo ser encontrados em liberdade em algumas áreas do Nordeste. Além de seu canto alegre e da beleza de suas penas, a facilidade de criação foi um fator determinante para sua popularidade.
A alimentação do canário-belga é muito fácil, pois ele possui uma dieta variada e acessível. Embora seja considerado um animal granívoro, ou seja, que se alimenta principalmente de sementes, esses pássaros também adoram frutas, legumes e verduras. Sendo assim, sua dieta pode ser composta por rações à base de alpiste e sementes.
A dieta do canário-belga
Quer saber o que um canário-belga come? Abaixo, listamos os grupos de alimentos que essas aves precisam ingerir para se manterem saudáveis e para que você não tenha mais dúvidas sobre o que dar a elas.
Rações: Como mencionado anteriormente, as sementes são a base da alimentação desses pássaros. Portanto, você pode optar por oferecer uma ração específica para canário-belga, que contenha os ingredientes e grãos ideais para eles. Outra alternativa é fazer uma mistura de sementes para o seu pássaro, utilizando o alpiste como base principal e adicionando colza, linhaça, painço, niger e aveia. Você pode combinar os ingredientes de acordo com o seu orçamento, mas lembre-se de que o alpiste deve compor 60% da quantidade total de alimento.
Frutas: Nem todas as aves gostam de todas as frutas mencionadas abaixo, então é importante respeitar as preferências do seu pássaro. No entanto, frutas como banana, pera, maçã e goiaba podem ser oferecidas em pequenos pedaços misturadas com as sementes ou separadamente. Evite oferecer abacate, pois ele pode causar problemas cardíacos e hepáticos nos canários-belga.
Verduras e legumes: Verduras e legumes são ótimas opções para a saúde desses pássaros. Em geral, verduras de cor verde-escura são indicadas, como couve, rúcula, agrião e chicória. Milho-verde, pepino e jiló também podem ser oferecidos.
Ovo cozido: Criadores experientes recomendam adicionar proteína de ovo à dieta dos canários-belga. Para isso, ofereça os ovos cozidos. Você pode preparar uma mistura com o ovo inteiro ou apenas a gema, misturando com aveia, cenoura ralada ou farinha de pão seco triturado. No entanto, é importante ter cuidado ao oferecer essa mistura, pois ela estraga facilmente, o que pode causar doenças nos pássaros. Portanto, ofereça a mistura pela manhã e retire-a à noite para evitar que o canário consuma alimentos estragados.
Cuidados com a alimentação do canário-belga
Agora que você sabe exatamente o que um canário-belga come, é importante seguir algumas orientações para cuidar bem da alimentação dessas aves e garantir sua saúde por muitos anos. O primeiro e mais importante cuidado é trocar a água diariamente. Além disso, você pode administrar vitaminas ou medicamentos por meio da água que o pássaro bebe. As frutas e verduras devem ser oferecidas três vezes por semana, sem exageros. É recomendado adicionar areia esterilizada em um recipiente na gaiola, pois ela auxilia na digestão do alimento, já que esses pássaros não possuem dentes e trituam os alimentos na garganta. Não se esqueça de limpar o fundo da gaiola e lavar os bebedouros e comedouros pelo menos uma vez por semana, fazendo uma limpeza completa da gaiola mensalmente.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido o que exatamente um canário-belga come, para que você possa cuidar do seu pássaro da melhor maneira possível, evitando oferecer alimentos não recomendados. Continue acompanhando outros conteúdos como este em nosso blog da Petz!