Cachorro com espuma: o que pode estar causando isso?

Tempo de leitura: 5 minutos

Presenciar um cachorro vomitando pode ser uma situação desagradável, mas ver um cachorro espumando pela boca pode deixar os tutores bastante preocupados. Geralmente, associamos esse sintoma à raiva canina, uma doença fatal. No entanto, é importante não entrar em pânico, pois existem várias outras causas possíveis para um cachorro espumando. A seguir, iremos explicar algumas delas para que você possa entender melhor o que está acontecendo.

1. Intoxicação alimentar ou envenenamento: Os sintomas de intoxicação alimentar variam dependendo da substância tóxica ingerida. Algumas substâncias podem causar queimaduras e lesões na boca, enquanto outras estão associadas a problemas gastrointestinais. Existem também casos mais graves em que ocorre falência de órgãos. De qualquer forma, é comum que a espumação esteja entre os sintomas da intoxicação. O cachorro espumando está tentando expelir a substância tóxica através do vômito, e a salivação excessiva contribui para a formação da espuma branca. Caso suspeite de intoxicação alimentar, não tente induzir o vômito no animal, pois isso pode piorar a situação. Procure identificar a causa da intoxicação e busque imediatamente um veterinário informando sobre o cachorro com a boca espumando.

2. Náuseas: Poucas pessoas sabem disso, mas a saliva também ajuda a regular o pH estomacal dos cães. Portanto, se houver um desequilíbrio, é normal que o cão produza mais saliva. Isso ajuda o organismo a tentar restabelecer a normalidade, eliminando o mal-estar. Uma das causas mais comuns de náuseas em cães é a indigestão, que ocorre quando eles comem algo que não caiu bem no estômago. Além disso, é comum que cães, especialmente os de pequeno porte, sintam enjoo ao serem transportados em veículos. Nesses casos, o cachorro espumando pode estar apenas com excesso de saliva devido à sialorreia. Para resolver esse problema, é importante conversar com um veterinário sobre a melhor maneira de transportar seu amigo, diminuindo o desconforto durante o trajeto.

3. Problemas bucais e/ou dentários: A saliva também desempenha um papel importante na lubrificação da cavidade bucal e no controle de bactérias e outros microrganismos. No entanto, a saliva não consegue combater sozinha as colônias que formam a placa bacteriana. Por isso, é necessário escovar os dentes do cachorro diariamente, alimentá-lo adequadamente e levá-lo regularmente ao veterinário. Quando isso não acontece, o excesso de tártaro e a gengivite podem levar ao aumento da produção de saliva, resultando no cachorro espumando.

4. Dificuldade para deglutir: Quando um cachorro vomita espuma branca, pode ser um sinal de que ele está com dificuldade para engolir. Assim como os seres humanos, os cães passam o dia deglutindo a saliva produzida naturalmente sem nem se dar conta. No entanto, alguns problemas de saúde podem causar dificuldade na deglutição, levando ao acúmulo de saliva na boca e sendo confundido com o cachorro espumando. Alguns dos problemas que podem causar dificuldade na deglutição incluem tumores, presença de corpos estranhos na garganta e doenças neurológicas como a epilepsia. Caso haja suspeita, é importante procurar um veterinário para uma consulta.

5. Estados emocionais: Quando um cão fica muito animado, é normal que a frequência respiratória aumente, o que resulta em mais salivação. Isso também acontece quando o pet está ansioso ou sob estresse crônico, fazendo com que o organismo esteja sempre em estado de alerta. Especialmente em cães com boca caída, como o Basset Hound, São Bernardo e Buldogue, o excesso de saliva pode se acumular na cavidade bucal, resultando no cachorro babando espuma branca. Caso essa seja a situação do seu animal, lembre-se de que além da espuma, a ansiedade e o estresse prejudicam também o bem-estar físico e emocional do cão. Portanto, é importante procurar um veterinário para ajudar a resolver o problema.

6. Raiva canina: Quando um cachorro vomita espuma branca, é importante considerar que a raiva canina pode ser a causa. A medida que a doença afeta o sistema nervoso central do animal, ele perde a capacidade de deglutir e de coordenar os movimentos. Isso resulta em baba e espuma. A raiva é transmitida para os seres humanos e geralmente ocorre através de mordidas de morcegos. Além da espuma, outros sintomas da raiva incluem agressividade, perda de coordenação motora, dificuldade para engolir, espasmos, salivação excessiva e paralisia. Infelizmente, não há cura para a raiva canina. Caso haja suspeita, o animal deve ser sacrificado e o diagnóstico só pode ser confirmado após a morte, através de exames laboratoriais usando amostras cerebrais. A boa notícia é que a raiva canina pode ser prevenida facilmente administrando a vacina adequada, de acordo com as orientações do veterinário.

Agora que você já sabe o que pode causar um cachorro espumando, se o seu animal precisar de tratamento, pode contar com a loja online da Petz para ajudar nesse processo. No catálogo você encontrará medicamentos, suplementos e remédios para cuidar do seu amigo. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *