Cachorro com remela verde nos olhos: situação grave?
A remela, ou ramela, é uma substância naturalmente produzida pelos olhos durante o sono. Embora nem sempre seja um sinal de alerta, é importante ficar atento se o cachorro apresentar remela verde nos olhos. Isso pode indicar um problema de saúde. Se você notar uma secreção esverdeada nos olhos do seu peludo, continue lendo para entender o que pode estar acontecendo.
As remelas são comuns e ocorrem em diversos mamíferos, incluindo cães. Os olhos precisam estar constantemente úmidos para funcionarem corretamente, por isso eles produzem uma substância lubrificante. Durante o sono, essa produção é alterada, deixando a substância mais mucosa. Com a evaporação natural, a remela é formada. Porém, se houver um excesso de remela nos olhos do cachorro, isso pode ser um sinal de problema de saúde.
Alergias, irritações ou infecções podem causar o excesso de remela. Se você precisa limpar os olhos do seu cachorro mais de uma vez por dia, é necessário procurar um veterinário. A remela normal é transparente ou amarelo claro. Se a remela apresentar uma cor verde, marrom ou amarelo escuro, é importante consultar um profissional de saúde. A textura também pode indicar um problema, se estiver espessa e semelhante a catarro, pode ser uma infecção.
A remela verde nos olhos de um cachorro pode ser um sintoma de uma infecção bacteriana, como a conjuntivite. Também pode ser um sinal de ceratoconjuntivite seca, uma doença ocular que afeta a produção e qualidade das lágrimas, podendo comprometer a visão do animal. É fundamental levar o cachorro ao veterinário o mais rápido possível em caso de remela verde nos olhos.
O tratamento vai depender do diagnóstico feito pelo veterinário. Geralmente, envolve a higienização frequente da região e o uso de colírios específicos para pets. É importante tratar adequadamente a remela verde, mesmo que não seja uma doença grave, pois pode levar a complicações, como a úlcera de córnea. É recomendado não usar colírios e produtos para humanos sem orientação veterinária.
Para limpar a remela do cachorro de forma segura, você pode utilizar um algodão umedecido em água limpa e limpar a região delicadamente. Evite qualquer contato direto com o olho do cachorro e não utilize medicamentos sem a indicação do veterinário. Caso haja uma quantidade excessiva de remela ou se apresentar uma cor diferente, é recomendado levar o cachorro ao veterinário o mais rápido possível. A Petz oferece todos os produtos necessários para a limpeza e tratamento da remela verde nos olhos do cachorro.