Aprenda como a tartaruga atravessa pela terra.
Tempo de leitura: 4 minutos
As tartarugas são animais que podem ser encontrados em terra, nas águas doces dos rios e nas profundezas do mar. Apesar de sua aparência similar, cada espécie possui características distintas e consegue se adaptar a diferentes habitats. Agora, vamos falar sobre como as tartarugas se reproduzem.
As tartarugas pertencem à ordem Testudines, que engloba todos os tipos de tartarugas, cágados e jabutis encontrados no mundo todo. Esses répteis surgiram há cerca de 220 milhões de anos e se multiplicaram em diversas espécies. A principal característica desses animais é o casco, formado pela carapaça e pelo plastrão, presentes na parte superior e inferior do corpo, respectivamente.
Existem três tipos principais de tartarugas: os cágados, que são animais de água doce, com patas adaptadas para nadar e caminhar; os jabutis, que vivem exclusivamente em terra e possuem patas em formato cilíndrico; e as tartarugas, que são predominantemente marinhas, mas também existem espécies que vivem em rios. As tartarugas marinhas têm as patas dianteiras em formato amplo, que funcionam como remos para facilitar o nado.
O acasalamento das tartarugas acontece nas águas costeiras ou nas profundezas do oceano. O namoro começa com mordidinhas nos ombros e pescoço entre o casal. Durante o ato sexual, o macho agarra a fêmea pelo casco utilizando suas quatro patas. Normalmente, vários machos tentam copular com uma única fêmea, e por isso, os ovos podem ser fecundados por diferentes machos.
A fecundação interna pode ocorrer ao longo de um longo período. Algumas espécies optam por acasalar perto das áreas de desova. As tartarugas marinhas se alimentam de águas-vivas, camarões, peixes e outras criaturas marinhas.
Além de entender como as tartarugas se reproduzem, é importante saber que elas podem viver por muitos séculos. Assim que os ovos eclodem na areia da praia, as tartaruguinhas partem para o mar, onde encontram abrigo, alimento e proteção nos primeiros anos de vida. Conforme crescem, as tartarugas desenvolvem-se e atingem a maturidade sexual aos 15, 20 ou 30 anos, dependendo da espécie.
Após atingir a maturidade, muitas tartarugas permanecem no mesmo habitat por anos, mas algumas retornam para as praias onde nasceram para reproduzir. No Brasil, a maioria das espécies realiza a reprodução entre os meses mais quentes do ano, de setembro a março. Nas ilhas oceânicas, o período de reprodução da tartaruga-verde vai de dezembro a junho.
Apesar de demonstrarem independência desde os primeiros momentos de vida, as tartarugas enfrentam muitos desafios para sobreviver. A caminhada da praia até o mar é cheia de obstáculos, e elas também são alvo de predadores como aves, siris, peixes e polvos. A taxa de sobrevivência é baixa, com apenas uma ou duas tartaruguinhas a cada 1.000 conseguindo chegar à fase adulta.
Mesmo com todas as dificuldades, as tartarugas que conseguem sobreviver podem viver mais de 100 anos. Se você gostou de aprender sobre como as tartarugas se reproduzem, aproveite para conferir outros conteúdos sobre répteis e outras espécies animais no blog da Petz.