Como agir após gato ser picado por cobra.

O tempo em que apenas os tutores rurais se preocupavam com picadas de cobra acabou. Atualmente, é comum encontrar espécies peçonhentas também em áreas urbanas. Portanto, é importante saber o que fazer se o seu gato for picado por uma cobra. Ninguém quer ver seu animal de estimação sofrendo, por isso é comum que os tutores se perguntem como saber se o gato foi picado por uma cobra. Infelizmente, esse tipo de acidente pode acontecer, especialmente no Brasil, devido à diversidade desses répteis. Mesmo em áreas urbanas, é importante ficar atento ao paradeiro do seu felino. Continue lendo para aprender como agir em uma situação de mordida de cobra em um gato.

Os sintomas após uma picada de cobra em um gato são rápidos e o veneno se espalha rapidamente pelo corpo do felino. Portanto, é importante agir rapidamente. Quanto mais rápido você iniciar o tratamento após a picada, melhor será para o seu amigo de quatro patas. Em geral, devido à curiosidade natural dos felinos, a picada costuma ser no focinho do animal, o que facilita a identificação do gato picado por cobra, caso esse acidente ocorra. Fique atento aos seguintes sinais: marcas de dentes da cobra no gato, vermelhidão e inchaço no local da picada, dor imediata, sangramento, vômito, dificuldade para respirar e se movimentar. Alguns gatos picados por cobras podem apresentar apenas dor e inchaço como sintomas, o que pode indicar que nenhum veneno foi injetado. No entanto, não arrisque e leve imediatamente seu gato ao veterinário.

Após notar qualquer um desses sinais em um gato picado por cobra, vá imediatamente a uma emergência veterinária para que seu animal de estimação possa receber o soro antiofídico rapidamente. Esse antídoto, composto por anticorpos, neutraliza o veneno presente no sangue da vítima. É importante ressaltar que esse soro antiofídico não é o mesmo utilizado para humanos, por isso é imprescindível procurar atendimento veterinário para seu gato. A gravidade da ferida depende de vários fatores, como a espécie da cobra, a quantidade de veneno injetada, o local da picada e o tamanho do gato. Gatos menores têm maior risco, pois sofrem os efeitos do veneno mais rapidamente.

As espécies de cobras mais perigosas para gatos são as mesmas que representam maiores riscos para os humanos. Segundo o Instituto Butantan, as cobras responsáveis ​​por acidentes mais comuns no Brasil são: jararaca, encontrada em todas as regiões do país e responsável por mais de 85% dos casos de picadas. A jararaca é um animal estressado e ataca facilmente, seu veneno provoca sangramento, necrose e morte; cascavel, encontrado em diferentes regiões brasileiras, seu veneno inibe o movimento muscular e pode ser fatal; surucucu, mais concentrado na região Amazônica e Mata Atlântica, suas picadas são menos comuns, porém ainda representam um risco significativo, causando dor, inchaço, hemorragia e morte; coral-verdadeira, assim como a jararaca e a cascavel, também pode ser encontrada em todo o Brasil. Seu veneno causa intoxicação rápida e pode levar à insuficiência renal. Embora não representem tanto risco para a saúde, as cobras não venenosas também podem atacar quando se sentem ameaçadas. Portanto, é importante levar seu gato picado por cobra a um especialista o mais rápido possível, independentemente da espécie que o feriu.

Prevenir é sempre a melhor opção. Embora o risco de mordida por uma cobra venenosa seja maior do que o de uma espécie não venenosa, é importante levar seu gato a um veterinário de emergência em ambos os casos. Para evitar esses acidentes, mantenha seu gato próximo a você, especialmente se estiver em um local desconhecido. Mesmo em casa, verifique todos os cômodos e debaixo das camas antes de deixar seu animal de estimação solto. Contrariamente ao que muitos pensam, as cobras não perseguem ativamente suas presas. Elas costumam atacar apenas quando se sentem ameaçadas ou quando alguém as toca. Como mencionado anteriormente, os felinos são naturalmente curiosos e tendem a se aproximar desses répteis. É claro que ninguém quer passar por uma situação assim, por isso é fundamental saber como agir caso seu gato seja picado por uma cobra. Para mais informações sobre outros cuidados com animais de estimação, acompanhe o blog da Petz, onde você encontrará diversos conteúdos interessantes sobre o mundo animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *