Como agir quando um gato arranha a porta de casa?
O gato é um animal de estimação maravilhoso! É fácil se apegar a esse companheiro carinhoso. No entanto, como em qualquer relação entre tutor e animal de estimação, existem desafios a serem enfrentados. Por exemplo, você sabe como lidar com um gato que arranha a porta? Muitos tutores têm dúvidas sobre como lidar com algumas manias e comportamentos, como ver o gato arranhando o sofá, tentando abrir uma porta fechada, miando durante a madrugada ou sendo agressivo em determinados momentos. Para ajudar você a ter uma convivência melhor com seu felino, aqui estão algumas dicas e explicações sobre como lidar com o comportamento do seu gato arranhando a porta.
Por que os gatos arranham as portas? Existem várias razões pelas quais um gato pode arranhar a porta. É importante ressaltar que isso não é um problema exclusivo do seu gato, então não se preocupe! Uma rápida pesquisa na internet mostrará que muitos tutores também são incomodados por esse comportamento. Alguns dos principais motivos estão relacionados à personalidade, instintos e evolução do gato. Afinal, assim como outros animais, os gatos possuem características desenvolvidas ao longo do tempo como espécie. Veja alguns fatores de personalidade que fazem os gatos detestarem portas fechadas.
Instinto predador: Os gatos são excelentes caçadores, mas também podem se tornar presas de outros animais. Embora você saiba que sua casa é segura para seu gato, ele enxerga o ambiente de forma diferente. Para o gato, é importante ter o máximo de informações possíveis sobre os perigos ao seu redor. Ao restringir um espaço fechando a porta, isso pode deixá-lo vulnerável e impedir que ele detecte possíveis sinais de perigo. Os gatos preferem estar livres e sem obstruções para reconhecer e proteger seu território, ficando sempre alerta a possíveis ameaças. Isso não funciona tão bem quando há uma barreira no caminho, concorda? Portanto, quando você vê seu gato arranhando a porta do quarto, saiba que ele quer olhar para o interior do ambiente.
Personalidade controladora: Além disso, os gatos têm uma personalidade dominante. Isso é perceptível na maioria dos felinos e requer cuidado por parte dos tutores. Diferentemente dos cachorros, que são mais obedientes a comandos, os gatos gostam de estar no controle. Muitas vezes, isso significa implicar com o fechamento de uma porta e a limitação do espaço. É comum que o gato pare de arranhar a porta apenas quando a solicitação de abertura é atendida.
Memória fotográfica: Os gatos são conhecidos por terem ótima memória e percepção dos ambientes. Eles podem mapear facilmente uma casa e compreender quais ambientes são explorações possíveis para eles. Uma porta fechada em um ambiente que costumava ser acessível para eles pode causar desconforto, pois o gato prefere estar livre para explorar e patrulhar os ambientes quando desejar.
Amor por arranhar: Esse motivo pode parecer simples, mas é verdadeiro. Os gatos têm uma tendência de afiar suas garras quando podem, o que as mantém saudáveis. Arranhar ajuda a afiar as garras e estimula os músculos das costas e ombros, proporcionando uma sensação de prazer. Talvez você já tenha notado esse hábito não apenas quando o gato arranha a porta, mas também os móveis da casa. Sofás, cadeiras estofadas, poltronas, cortinas e outras superfícies são as favoritas dos gatos.
Como evitar que o gato arranhe as portas: Agora que você entende as motivações desse comportamento do seu gato, é importante saber como lidar melhor com a situação. Apesar de estar relacionado a características naturais da personalidade do felino, esse comportamento pode ter consequências negativas. Além de causar danos aos móveis e estresse sonoro, o gato também pode se machucar ao arranhar uma porta em excesso, gerando lascas de madeira, por exemplo. Se possível, a solução mais prática é instalar uma portinha para gatos nas portas da sua casa. Isso permite que o gato circule livremente pelos ambientes, sem se preocupar com a privacidade das portas fechadas. No entanto, isso não é uma solução completa e não resolve o problema comportamental. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para lidar com esse comportamento.
Ofereça alternativas para arranhar: Se a necessidade imediata do gato for de afiar as garras, forneça coisas para ele arranhar, como um arranhador. Isso pode ser uma ótima solução e você pode acostumá-lo aos poucos, deixando-o próximo à porta que ele costuma arranhar e passando as patinhas por ele para incentivá-lo.
Beneficie seu gato: Caso a adaptação ao arranhador seja difícil, você pode usar petiscos para incentivar seu gato com mais eficácia. Por exemplo, coloque um petisco em cima do arranhador e dê ao gato conforme ele o usa. Essa abordagem requer paciência. Você também pode bloquear o acesso aos lugares onde seu gato costuma arranhar, deixando o arranhador como única opção.
Ajude seu gato a se sentir mais seguro: Você pode adaptar sua casa para que seu gato possa perceber e explorar o ambiente com mais facilidade. Limpe os locais onde ele costuma arranhar para remover odores que o incomodam e instale plataformas em lugares altos para que ele possa explorá-los. Forrar essas plataformas com feltro também pode ser de grande ajuda.
Lembre-se de que, se tiver dúvidas sobre como lidar com seu gato arranhando a porta, você sempre pode entrar em contato com um veterinário de confiança. Em casos mais graves, contratar um adestrador também pode ser uma boa opção. Para obter mais informações, continue lendo o blog da Petz. Aqui você encontrará diversos artigos úteis para aumentar seus conhecimentos sobre gatos e melhorar seu relacionamento com seu animal de estimação!