Como dar banho em cachorro no frio sem resfriá-lo: altere a ordem das palavras

Quem não gosta de tomar um banho quente durante o frio? Os pets também adoram! No entanto, dar banho em um cachorro durante o frio sem deixá-lo resfriado e mantendo a rotina de higiene pode ser um desafio. Muitos tutores se preocupam com essa situação, principalmente porque a queda de temperatura pode predispor doenças, como resfriados, em pets idosos, filhotes e cães de raças braquicefálicas. Mas afinal, os cachorros podem tomar banho durante o frio? A resposta é sim, desde que sejam tomados alguns cuidados para evitar que fiquem doentes. Confira nossas recomendações de como dar banho em um cachorro durante o frio:

– Administre o banho em um ambiente fechado. Evite dar banho no quintal com a mangueira, pois isso aumenta a chance de hipotermia no pet.
– Escolha um dia ensolarado e os horários mais quentes, entre 12h e 15h.
– Verifique se a temperatura da água está morna, em vez de quente demais, como algumas pessoas gostam em dias frios.
– Seque bem o cachorro após o banho. Comece com a toalha e finalize com o uso do secador. Tome cuidado com a temperatura do aparelho para não queimar a pele do peludo.

Então, como dar banho em um cachorro filhote durante o frio? Além das recomendações acima, é importante prestar atenção em outros cuidados para que o banho durante o frio ocorra sem problemas. Deixe tudo preparado! Como mencionado, o banho deve ser dado em um local fechado durante o frio. Você pode deixar o ambiente mais quente com um aquecedor. Para evitar o entra e sai, que pode resfriar o pet, é importante pegar tudo o que será necessário: escova de acordo com a pelagem do cachorro, shampoo pré-lavagem, shampoo hidratante (no frio, a pele tende a ficar mais desidratada), condicionador (para cães com pelos longos ou semilongos), loção de limpeza de ouvidos e olhos, algodão hidrofóbico e hidrófilo, pano limpo para lavar a cabeça do cachorro, toalha, fluido desembaraçador, creme abrilhantador e secador.

Comece com uma boa escovação, que tem como objetivo remover pelos mortos e desembaraçar nós. Utilize o fluido desembaraçador para ajudar no processo. Se houver muitos nós, desembarace por partes para não estressar o animal. É importante não usar rasqueadeiras e escovas com bolinhas nas pontas em animais com pelagem primitiva, pois elas podem agredir o subpelo e comprometer o crescimento do pelo primário.

Antes do banho em si, faça a limpeza dos olhos e dos ouvidos. Passe o algodão hidrófilo umedecido com a loção de limpeza de ouvidos no bichinho. Para remover o cerúmen mais profundo, você pode colocar algumas gotas nos ouvidos. Use um algodão novo para cada ouvido para evitar contaminações. Faça o mesmo procedimento com os olhos, utilizando um algodão e a loção na direção de dentro para fora, trocando o algodão entre os olhos para evitar a contaminação cruzada.

Prepare a água para o banho do cachorro. Deixe a água morna e comece molhando os pés do cachorro, subindo aos poucos, deixando a cabeça por último. Passe o shampoo pré-lavagem até formar bastante espuma e enxágue bem. Se o cachorro estiver muito sujo, repita esse processo. Em seguida, use o shampoo hidratante e o condicionador, se necessário, enxaguando bem. Não se esqueça de colocar algodão hidrofóbico nos ouvidos do animal para evitar que a água entre.

Para secar o cachorro, comece retirando o excesso de água com as mãos e depois utilize a toalha. Passe o creme abrilhantador e utilize o secador com uma escova para finalizar a secagem. Mantenha o secador longe da pele do cachorro para evitar queimaduras.

Outra opção para o banho durante o frio é o banho a seco. Existem produtos em spray, gel e pó específicos para isso. Escolha aquele que melhor se adapta à forma de aplicação e ao cheiro que agrada ao animal. O shampoo a seco também é uma boa opção para manter o filhote limpo e cheiroso sem deixá-lo com frio. Procure um produto de qualidade recomendado por profissionais especialistas em banho e tosa.

Gostou das nossas dicas de como dar banho em um cachorro durante o frio? Agora é hora de colocá-las em prática. Se precisar de ajuda, agende um banho com nossos especialistas através do aplicativo da Petz em uma de nossas unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *