Conheça espécies especiais de pássaros de estimação.

Quantidade de pássaros domésticos permitidos pelo Ibama no BrasilQuem já teve ou tem um pássaro de estimação sabe o quão alegria eles trazem para dentro de casa. Com cores exuberantes e habilidades como o canto, eles tornam nossos dias ainda mais encantadores e festivos. Mas você sabe quais são as espécies de pássaros que podem ser mantidas em casa? No Brasil, cabe ao Ibama determinar quais são as espécies liberadas para criação em cativeiro, dividindo-as em duas categorias: pássaros domésticos e pássaros exóticos. Vamos descobrir quais são as diferenças entre eles e quais espécies são permitidas como pássaros de estimação?

Espécies de pássaros domésticos permitidas
É importante mencionar que, para esta lista, consideramos apenas as espécies da ordem dos passeriformes. Portanto, foram excluídas aquelas criadas frequentemente em casa, como calopsitas, periquitos e papagaios, que pertencem à ordem dos psitacídeos. Pássaros domésticos são aqueles que não exigem documentação para serem criados em casa. No entanto, é fundamental adquiri-los em um local confiável, como a Petz, para garantir que o animal tenha nascido em cativeiro e esteja sendo manejado de forma adequada, reduzindo assim os riscos de problemas de saúde e comportamento. Veja a seguir as espécies de pássaros domésticos consideradas pelo Ibama:

1. Diamante-de-gould: Pássaro de origem australiana com cores exuberantes resultado de cruzamentos seletivos. Mede cerca de 14 cm e pode viver até 10 anos.

2. Manon: Originário da China, possui cores mais discretas, como preto, branco e marrom. É conhecido por sua habilidade de cuidar bem de seus filhotes. Mede cerca de 11 cm e também pode viver até 10 anos.

3. Diamante-phaeton: Também chamado de tentilhão-escarlate, chama atenção por seu corpo predominantemente vermelho. É um pouco agressivo e territorialista. Mede cerca de 14 cm e pode viver até 10 anos.

4. Canário-do-reino: Conhecido como canarinho, tem corpo amarelo e é famoso por seu canto. Mede aproximadamente 12 cm.

5. Diamante-mandarim: Originário da Austrália, possui padrões nas penas, como listras e pontilhados, e bochechas alaranjadas. São sociáveis e preferem viver em pares. Medem cerca de 11 cm.

Essas são as espécies de pássaros domésticos consideradas pelo Ibama atualmente. Para conferir a lista completa com todas as espécies de aves, invertebrados e mamíferos que se encaixam nessa categoria, clique aqui.

Pássaros exóticos permitidos
Além das raças de pássaros domésticos, o Ibama também permite a criação de algumas espécies exóticas, desde que se tenha a documentação necessária. Essa documentação garante que o animal foi criado em cativeiro por criadores regulamentados e não foi retirado da natureza. Essas aves devem ter anilhas, que funcionam como uma identificação individual. A seguir, você confere as espécies exóticas que podem ser mantidas como pássaros de estimação de forma legalizada:

1. Diamante-sparrow e mutações.
2. Star Finch e mutações.
3. Calafate e mutações.
4. Bavete-cauda-longa e mutações.
5. Bavete-cauda-curta e mutações.
6. Bavete-mascarado e mutações.
7. Bichenov e mutações.
8. Diamante-modesto e mutações.

É importante lembrar que ao adquirir um pássaro de estimação de vendedores não legalizados, você está colaborando com o tráfico de animais, que causa a morte de milhares de animais todos os anos. A Petz oferece a oportunidade de conhecer e escolher diversas espécies permitidas na sessão Safári de algumas de suas unidades. Verifique a disponibilidade desse serviço na unidade mais próxima de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *