Descubra 5 variedades de galinha-d’angola para conhecer.

A galinha-d’angola é uma ave originária da África Central que se espalhou por várias regiões do continente e chegou a Madagascar. Ela se tornou popular no Brasil, especialmente a variedade de plumagem cinza com pintinhas brancas. No entanto, existem mais de cinco tipos diferentes de galinha-d’angola, que raramente vemos por aqui.

De acordo com uma lenda africana, a origem da galinha-d’angola está ligada à inveja das outras aves em relação à sua beleza. Como consequência, ela foi amaldiçoada a ser magra, fraca e ter pintas de leopardo, o que a tornaria uma presa fácil para os felinos. Por isso, o canto peculiar da galinha-d’angola parece dizer: “Tô fraco”. Apesar da maldição, sua plumagem pintada e seu canto engraçado tornaram a ave popular no Brasil.

As galinhas-d’angola vivem em bandos e possuem uma organização interna para sobrevivência. Há um líder responsável por vigiar enquanto os outros se alimentam. Somente depois de verificar que está seguro é que ele se junta ao banquete. Durante a época de acasalamento, os bandos se separam e andam em duplas. Os filhotes nascem depois de 26 a 28 dias de incubação dos ovos.

Essas aves são onívoras, se alimentam de grãos, vegetais e animais, como larvas, vermes e minhocas. Por isso, são fáceis de criar e são resistentes a qualquer tipo de clima. Apesar de algumas espécies voarem baixo, dependendo do deslizamento e de lugares mais altos para cobrir grandes distâncias, existem diferentes tipos de galinhas-d’angola.

Além da popular variedade pintadinha, existem outros cinco tipos de galinha-d’angola encontrados na África. A Galinha-d’angola Fraca-Cristata, encontrada em florestas, bosques e savanas, possui plumas pretas no topo da cabeça e seu comportamento é agressivo, não sendo recomendada para quintais domésticos. Já a Galinha-d’angola de Peito Branco é encontrada apenas em uma região específica da África Ocidental e possui corpo preto, cabeça vermelha, pescoço e peito brancos.

A Galinha-d’angola Plumífera se assemelha à Fraca-Cristata, porém sua crista preta é mais reta e possui uma altura um pouco maior. A Galinha-d’angola Negra é inteiramente preta, com cabeça e pescoço sem pluma e rosados, além de ter crista e pernas curtas. Por fim, a Galinha-d’angola Vulturina é a mais alta de todas, chegando a medir de 61 a 71 centímetros, com peito azul, corpo preto coberto de branco, e características marcantes, como pintas brancas e pescoço e cabeça sem plumagem.

A diversidade da natureza é impressionante e esses diferentes tipos de galinha-d’angola são exemplos disso. Se você quer saber mais sobre animais exóticos, visite o blog da Petz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *