Em casos de picada de lacraia em gatos, o que fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos
As lacraias são criaturas de aparência assustadora, com um corpo comprido e muitas pernas. Além disso, elas carregam veneno, tornando sua picada um problema potencial para os gatos. Para entender mais sobre o assunto e proteger nossos felinos, entrevistamos uma médica veterinária. Continue lendo para descobrir o que fazer em casos de picada de lacraia em gatos!

A picada de lacraia em gatos pode ser perigosa?
Ser picado por um inseto nunca é uma experiência agradável. Devido ao seu tamanho pequeno, muitos insetos possuem veneno para incapacitar suas presas, incluindo as lacraias. No entanto, é importante observar que a picada de lacraia em gatos normalmente não é grave. A Dra. Juliene Moura, médica veterinária da clínica Seres, explica que, na maioria dos casos, a picada apenas causa inchaço e dor temporários. No entanto, se não for tratada adequadamente, a picada pode levar a infecções e complicações mais sérias. Vômitos, apatia e respiração ofegante são sinais de alerta, e um veterinário deve ser consultado imediatamente.

Espécies de lacraia
A gravidade da picada de lacraia depende da espécie do inseto. Alguns possuem veneno mais forte do que outros. A espécie mais comum em ambientes domésticos é a Scutigera coleoptrata, que normalmente não representa perigo para os animais de estimação. No entanto, existem espécies mais perigosas, como Octocryptops ferrugineus, Cryptops iheringi, Otostigmus scabricauda, S. subspinipes e Scolopendra viridicornis. A menos que você seja um especialista em biologia, pode ser difícil identificar a espécie de lacraia, por isso é recomendável procurar a ajuda de um veterinário ao notar uma picada de inseto em um gato.

Quantidade de picadas
A quantidade de picadas também influencia na gravidade do problema. Segundo a Dra. Juliene, “Isso está relacionado à quantidade de veneno presente no local. Assim, o grau de intoxicação e a gravidade dos sinais clínicos serão determinados pela quantidade de mordidas.”

Sensibilidade do pet
A sensibilidade do gato à toxina liberada pela picada também afeta a gravidade da situação. Alguns animais de estimação podem apresentar reações alérgicas graves, entrarem em choque anafilático e até mesmo morrerem. Características como idade, doenças respiratórias, problemas cardíacos ou alergias influenciam a forma como o organismo reage ao veneno dos insetos, o que destaca a importância de buscar assistência veterinária.

Tratamento da picada de lacraia
O tratamento da picada de lacraia em gatos é sintomático e normalmente tópico. A ferida é limpa e pomadas ou sprays são aplicados. Além disso, antes de buscar ajuda veterinária, o tutor pode lavar a área afetada com água e sabão neutro para aliviar a picada e prevenir infecções.

Lembre-se que a saúde do seu animal de estimação é uma questão séria. Sempre procure um veterinário assim que perceber que seu gato foi picado por uma lacraia. As clínicas Seres, um projeto da Petz, possuem profissionais especializados em diversas áreas veterinárias. Visite a unidade mais próxima para obter ajuda para o seu gato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *