Entenda porque os gatos gostam de ser acariciados. Leia mais informações.

Os gatos são animais de estimação com comportamentos únicos e peculiares. Um desses comportamentos intrigantes é o ato de afofar, onde os gatos esticam e encolhem as patas, colocando as unhas para fora, como se estivessem amassando um pão. Mas você já se perguntou por que os gatos fazem isso?

Entre os hábitos divertidos dos gatos, afofar é um dos mais curiosos. Os gatos fazem isso de maneira inconsciente e acredita-se que seja uma ação ligada ao seu passado afetivo e selvagem. Existem três principais motivos pelo qual os gatos afofam:

1. Recordações de quando era filhote: Essa é a razão mais fofa. Os gatos afofam porque se lembram de sua mãe e do período em que eram filhotes. Esse movimento é comum nos gatos bebês enquanto mamam e as patinhas estimulam a produção de leite. Os gatos adultos fazem isso inconscientemente quando estão em um momento agradável e tranquilo. Ou seja, afofar é um sinal de que o gato se sente seguro e em um momento de prazer.

2. Estimular glândulas territorialistas: Os gatos também afofam para estimular glândulas em suas patas, liberando odores para marcar território. Os gatos são territorialistas e defendem seu espaço, então afofar pode ser uma maneira de dizer “é meu” sobre o colo do tutor ou sua cama.

3. Recordações de seu passado selvagem: Por último, afofar também pode ser um resquício de um comportamento mais antigo dos gatos selvagens. Eles costumavam fazer suas camas de folhas e galhos, então afofar pode ser uma maneira inconsciente dos gatos lembrarem desse comportamento primitivo.

Independentemente do motivo, quando o gato afofa é sempre um bom sinal! Geralmente, esse comportamento vem acompanhado de ronronar e indica que o gato se sente confortável, seguro e feliz. Portanto, se o seu gato afofa você, sinta-se lisonjeado, pois ele escolheu você como seu porto seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *