Gato decide dono? Entenda os sentimentos felinos.
A personalidade seletiva dos bichanos é amplamente conhecida. Eles fazem as coisas do seu jeito, desde momentos de carinho até a hora da soneca, e não aceitam interferências. Mas será que isso também se aplica à escolha do lar em que vivem? Os gatos realmente escolhem seu dono? Durante muito tempo, acreditou-se que esses felinos tinham favoritos mesmo dentro da família. É essa suposição verdadeira? Se você é um apaixonado por gatos e gostaria de entender mais sobre o comportamento desses animais, continue lendo. Aqui você aprenderá como os gatos escolhem seus donos e como entender as relações com eles.
Para entender se os gatos escolhem seus donos, é preciso primeiro compreender como começou a relação entre humanos e felinos. Historiadores acreditam que essa aproximação se deu por interesse mútuo. Com o desenvolvimento da agricultura, as sociedades passaram a acumular grãos e cereais, o que atraiu um visitante desagradável: os ratos. Logo, os gatos selvagens começaram a se aproximar em busca desses pequenos roedores. Não demorou muito para que os humanos percebessem que esses bichanos eram companheiros agradáveis. Além de fofos e divertidos, eles também mantinham os temidos ratos longe. Para os gatos, essa relação também era vantajosa, pois eles encontravam um local seguro com muito alimento disponível. Por isso, eles decidiram ficar! Em outras palavras, os gatos escolheram seus donos há 12 mil anos!
Para que os gatos desempenhassem bem o seu papel na sociedade, eles não poderiam ser completamente domesticados, já que sua habilidade de caça era muito valiosa. Isso explica por que esses animais são tão independentes e possuem muitas características de seus antecessores. Mesmo que estejam acostumados à vida doméstica, os gatos provavelmente se sairiam muito bem caso precisassem caçar seu próprio alimento. Apesar de sua independência, esses felinos ainda escolhem viver com seus tutores, o que nos leva a afirmar que eles escolhem seus donos todos os dias. Há prova de amor maior do que essa?
Os gatos são tão independentes que é comum ouvirmos a frase “um gato me adotou”. Mas será que isso é verdade? Será que o gato realmente te escolheu como dono? Para responder a essa pergunta, precisamos analisar a história e o comportamento desses animais. Nossos amigos felinos são excelentes caçadores e raramente ficam com fome sozinhos. Além disso, são muito atléticos e podem escapar facilmente de diferentes lugares. Isso significa que eles jamais ficariam em um lar onde se sentissem desconfortáveis. Se preferirem, eles podem sair dali e buscar uma vida diferente em outro lugar. Portanto, quando um gato aparece em sua porta e decide ficar, é porque ele gosta da sua companhia. Assim, podemos afirmar que os gatos escolhem seus donos.
Mas e nos dias atuais? Os gatos reconhecem seus donos? Os pesquisadores afirmam que o assunto é um pouco mais complexo do que parece. O Dr. John Bradshaw, especialista em comportamento felino, diz que os gatos entendem os humanos como seus iguais. Eles percebem que somos fisicamente diferentes, mas nos veem como diferentes membros de uma grande família, cada um com sua função e personalidade. Portanto, a ideia de “dono” ou “mestre” não faz muito sentido para eles. Eles não enxergam o mundo dessa forma. Por isso, uma figura de autoridade pode ser mal compreendida pelos gatos. Para se aproximar e educar seu amigo felino, é necessário utilizar outras técnicas.
E dentro de uma mesma família? Será que os gatos têm um membro favorito? O Dr. Bradshaw afirma que não, pois os sentimentos dos gatos são mais complexos. Como esses animais são muito curiosos e observadores, eles logo perceberão qual pessoa do lar é mais flexível e qual é mais rígida. Portanto, quando um gato escolhe você, ele quer passar mais tempo com você com base em sua personalidade. Se o gato perceber que alguém sempre o alimenta quando está com fome, é provável que ele comece a seguir essa pessoa com mais frequência. Tudo é uma resposta ao comportamento do tutor. Por isso, faça o seu melhor para cuidar do seu felino de estimação da melhor maneira possível. Ele certamente retribuirá com muito amor e brincadeiras.
Ao aprender mais sobre a personalidade e o comportamento dos gatos, podemos tratá-los de maneira mais consciente. Dessa forma, eles terão uma vida melhor e poderão trazer alegria aos nossos lares por muitos anos. Achou interessante descobrir que os gatos escolhem seus donos? Então confira outras curiosidades sobre o mundo pet no blog da Petz e torne-se um verdadeiro especialista em gatos!