Gatos têm a capacidade de saber quando alguém vai morrer?
Muitos mitos e lendas permeiam os gatos, e isso não é novidade. No entanto, é importante entender se os gatos têm a capacidade de prever a morte de alguém ou se isso é apenas um mito. Ao longo da história, os gatos foram associados a deuses e bruxas, tendo sido tanto venerados como perseguidos e mortos. No Antigo Egito, eram considerados divindades devido ao seu trabalho de caçar ratos que ameaçavam os grãos. Já na Idade Média, foram perseguidos por serem associados ao mal e à feitiçaria.
Embora existam crenças sobre os gatos conseguirem prever a morte, a realidade é que eles possuem uma sensibilidade que vai além de seus instintos de sobrevivência. A resposta para a pergunta se os gatos sabem quando alguém vai morrer é sim, mas isso não está relacionado a poderes mágicos ou sobrenaturais. Na verdade, está ligado ao seu olfato extremamente sensível.
Um exemplo famoso é o caso de Oscar, um gato que supostamente previu a morte de 50 idosos em um centro de reabilitação nos Estados Unidos. O gato ia para o quarto dos pacientes que estavam próximos da morte e começava a ronronar ao se deitar ao lado deles. Embora não haja uma explicação clara sobre como Oscar conseguia isso, estudos sugerem que os gatos aprendem a identificar odores e sinais dos pacientes que estão nessa fase terminal.
Os gatos possuem um olfato extremamente refinado, sendo capazes de detectar odores que os humanos exalam quando estão próximos da morte. Isso ocorre devido a mudanças fisiológicas nos organismos das pessoas. Além disso, os gatos e outros animais também podem sentir alterações na temperatura, umidade do ar e até mesmo antecipar desastres naturais.
É importante mencionar que os gatos também podem perceber o estado de humor de seus tutores. Quando estão felizes, os gatos buscam interação e diversão. Porém, caso o tutor esteja triste ou passando por momentos difíceis, o gato tende a deitar-se ao seu lado, mostrando apoio e companhia.
Uma crença antiga diz que os gatos desaparecem quando sentem que vão morrer. No entanto, isso provavelmente surgiu como uma forma de amenizar a perda de um animal para as crianças. Na realidade, os gatos podem prever a morte de alguém devido ao seu incrível olfato, mas não há evidências de que consigam prever sua própria morte.