Importância do dentista veterinário: entenda como ele ajuda seus pets.

Tempo de leitura: 4 minutos

Além do banho e da tosa, é fundamental manter consultas regulares com um dentista veterinário para cuidar da saúde bucal dos animais de estimação. Tratar os dentes dos pets alivia dores e traz benefícios para a saúde oral. Neste conteúdo, vamos explicar melhor a importância da odontologia veterinária e dar dicas de cuidados essenciais para manter seu animal de estimação saudável e forte.

A Dra. Mariana Lage, especialista em odontologia veterinária, explica que 85% dos problemas na cavidade oral dos animais são causados por doenças bacterianas e inflamações. A falta de escovação é o principal motivo, pois em apenas 24 horas a placa bacteriana já se transforma em tártaro. O desenvolvimento de doenças periodontais varia de acordo com fatores como baixa imunidade, raça do animal, genética e proporção de dentes.

Para prevenir doenças periodontais, é importante escovar os dentes do animal diariamente com escova e creme dental específicos para animais. É melhor começar esse hábito desde filhote. Além da escovação, uma alimentação adequada e o uso de brinquedos que ajudem a remover a placa também contribuem para a saúde bucal do animal.

É fundamental que o pet passe por consultas regulares com o dentista veterinário. Durante essas consultas, é possível verificar a saúde oral do animal, fazer limpeza e, se necessário, extrair dentes prejudicados. É importante estar atento a sinais de problemas bucais, como gengivite, dentes quebrados ou amarelados, tártaro, excesso de baba, apetite reduzido, dor ao redor da boca, inchaço ou sangramento. Caso perceba algum desses sinais, é importante procurar imediatamente um dentista veterinário, pois a infecção bacteriana pode afetar a saúde do animal como um todo.

Para mais dicas sobre cuidados com a saúde do seu animal de estimação, continue acompanhando o blog da Petz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *