Mitos e verdades sobre esse bichano: Dia do Gato Preto

O Dia do Gato Preto é celebrado em 17 de novembro todos os anos, mas você sabe por quê? Não é apenas por causa da beleza ou companheirismo desses felinos. A razão principal é devido à crença incorreta de que esses gatos trazem má sorte, o que muitas vezes leva a casos de abandono e maus tratos apenas por causa da cor de seus pelos. Portanto, a data serve como uma forma de incentivar a adoção de gatos pretos e evitar que sejam negligenciados. Graças ao Dia do Gato Preto, muitos felinos foram adotados e protegidos da violência, especialmente em datas supersticiosas, como a sexta-feira 13.

Para ajudar na conscientização sobre os gatos pretos, preparamos um conteúdo com alguns mitos e verdades sobre esses animais. Ficou curioso? Continue lendo os tópicos abaixo e conheça mais sobre esse adorável animal que encanta muitos amantes de animais.

– Mito: Gato preto é diabólico. A superstição em torno do gato preto é antiga, mas até hoje algumas pessoas acreditam que a cor de seus pelos interfere em sua personalidade. Essa fama começou na Idade Média, quando a ideia da bruxaria era popular e a caça às bruxas estava em alta. As senhoras que viviam sozinhas com um gato preto contribuíram para o desenvolvimento dessa crença. Por isso, até hoje, o gato preto é um dos personagens mais famosos do Halloween.

– Mito: Adotar um gato preto traz má sorte para a família. Assim como a ideia de que esses gatos são diabólicos, não há nenhuma prova de que gatos pretos tragam azar. Essa é outra história criada durante a Idade Média.

– Verdade: Gatos pretos são mais resistentes a doenças. Surpreendentemente, os gatos pretos são mais resistentes a alguns tipos de doenças em comparação com outros gatos de cores diferentes. Alguns pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a genes mais fortes presentes nesses felinos, o que resulta na cor dos pelos mais escura. Há evidências que sugerem que gatos pretos possuem resistência ao HIV felino.

– Verdade: Os gatos pretos são adotados na mesma proporção que outros gatos de outras cores. Graças ao Dia do Gato Preto e à conscientização, as pessoas perceberam que não há relação entre a cor dos pelos do gato e o azar. Assim como gatos siameses ou rajados, os gatos pretos são únicos e possuem personalidades distintas. Isso significa que podem ser carinhosos, independentes ou brincalhões, independentemente da cor dos pelos.

– Verdade: Alguns abrigos suspendem a adoção de gatos pretos durante o mês de outubro devido ao medo de maus tratos. No entanto, hoje em dia existem estratégias mais proativas para que gatos pretos sejam adotados o ano todo, com cuidados extras para garantir que sejam entregues a lares responsáveis.

– Mito: Todos os gatos pretos têm a mesma cor e olhos verdes. A maioria dos gatos pretos possui essas características, mas se você olhar de perto, verá que algumas partes de seus pelos podem ser marrom. Isso ocorre devido à quantidade de melanina e à genética. Portanto, não acredite que todos os gatos pretos são iguais. Eles são únicos e é exatamente por isso que são especiais.

– Mito: Gatos pretos causam epidemias. Essa é apenas uma história antiga presente até hoje. Se um gato preto cruzar o seu caminho, é apenas um sinal de que ele está indo a algum lugar. Se ele parar ao seu lado, é um indicativo de que ele gostou de você. Quando um animal é afetuoso, é sempre um sinal positivo de bom caráter.

Está pronto para ter um gato preto em casa? Se estiver procurando por arranhadores, bebedouros e casinhas para preparar tudo para a chegada do seu novo amigo, conte conosco! Visite o site da Petz e descubra como podemos ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *