Por que gatos perdem pelo? Descubra as possíveis causas.
Tempo de leitura: 3 minutos
Para quem tem um animal de estimação, encontrar pelos pela casa é algo comum. Assim como o nosso cabelo, a pelagem dos gatos também possui um ciclo. Uma das fases desse ciclo é a queda de pelos em gatos. Muitos tutores têm dúvidas sobre quando essa fase se torna excessiva e quando deve ser motivo de preocupação. Se você também tem essa dúvida, veja aqui o que causa a queda de pelos em gatos e quando ela deve ser investigada.
Antes de saber se existe um remédio para a queda de pelos em gatos, é necessário entender o que é considerado uma queda normal. Segundo o médico-veterinário especialista em dermatologia Dr. Marinque Cardoso, do Petz, todos os gatos possuem o mesmo ciclo folicular. No entanto, ele explica que algumas raças podem ter um ciclo mais rápido, o que resulta em uma queda maior. Além disso, o especialista diz que existem fases em que é normal os gatos perderem uma quantidade maior de pelos. “Geralmente, os gatos passam por uma troca de pelos importante por volta dos quatro meses de idade, substituindo a pelagem de filhote”, diz ele. Segundo ele, a literatura médica considera uma troca fisiológica de pelos normal nas mudanças de estação, na primavera e no outono. “No entanto, no Brasil, essa influência não é tão importante devido ao nosso clima”, completa o especialista.
Principais causas da queda de pelos em gatos
Em geral, é necessário investigar se a queda de pelos é localizada ou acompanhada de outros sintomas. “Durante a troca de pelos normal (fisiológica), não observamos falhas na pelagem ou feridas”, esclarece o Dr. Marinque. Apenas o veterinário pode determinar a causa da queda de pelos em gatos e o que pode ser feito. No entanto, abaixo você encontrará as situações associadas aos diferentes tipos de queda.
– Queda de pelo excessiva: pode ocorrer principalmente devido à desnutrição, alimentação de baixa qualidade, falta de sol, estresse, mudança no ambiente ou introdução de um novo animal de estimação na casa.
– Queda de pelo localizada: as principais causas são arrancamento de pelos devido a estresse ou alergias, mordidas e brigas com outros gatos, presença de abscessos, fungos, entre outras causas. É necessário procurar ajuda e um tratamento para gatos com queda de pelo localizada.
– Queda de pelo com feridas: segundo o Dr. Marinque, a queda de pelos em gatos com feridas pode ocorrer pelas mesmas razões da queda localizada. Além disso, pode ser causada por picadas de pulgas, alergias, picadas de insetos, entre outros fatores que causam coceira.
– Queda de pelos nas orelhas: a queda de pelos na orelha do gato geralmente ocorre devido a infecções fúngicas, otites e, principalmente, sarnas ou outros tipos de alergias.
Seja qual for o caso, em caso de queda anormal de pelos, é sempre necessário consultar um veterinário. Somente após uma avaliação adequada, o melhor tratamento poderá ser indicado.
Como reduzir a queda de pelos em gatos
Conhecer a causa da queda de pelos em gatos é fundamental para resolver o problema. Especialmente quando a queda é localizada e ocorre como sintoma de outra doença. Nos casos em que a queda é considerada normal (fisiológica), há algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o incômodo tanto para o tutor quanto para o gato. Acostumar o gato a ser penteado pelo menos duas vezes por semana ajuda a remover os pelos soltos. Isso não apenas reduz a quantidade de pelos pela casa, mas também evita a formação de bolas de pelo no estômago do gato. Outra dica é verificar com o veterinário se é necessário trocar a ração atual por uma própria para a queda de pelos em gatos. “A falta de nutrientes enfraquece os fios, tornando-os opacos, quebradiços e mais propensos à queda”, alerta o Dr. Marinque.
Se você suspeitar que seu gato está com uma queda anormal de pelos, procure uma unidade Petz com uma clínica veterinária. Lá, você encontrará profissionais qualificados que podem ajudá-lo a identificar a causa do problema. Não deixe de visitar o site também para conferir as últimas novidades em rações para o seu amigo.