Por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono?

Quando se trata do comportamento animal, muitos tutores têm interesse em entender a psicologia de seus pets. Esse estudo pode ajudar a responder várias dúvidas comuns sobre os hábitos de seus animais de estimação. Por exemplo, por que os cães gostam de dormir encostados em seus donos? Esse comportamento adorável é bastante comum e possui uma explicação. Para descobrir a resposta para essa pergunta, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue lendo para entender por que os cães gostam de dormir com seus tutores.

Muitos animais de estimação gostam de se aconchegar perto de seus tutores na hora de dormir. Seja nos pés, no colo ou até mesmo em cima do corpo, os cães sempre encontram uma maneira de se aproximar. Mas por que isso acontece? Muitas pessoas acreditam que esse comportamento é dominante ou possessivo, mas na realidade, é apenas uma demonstração de afeto e carinho por parte do animal em relação ao seu tutor.

Os cães são conhecidos por serem animais sensíveis. Eles conseguem perceber quando seus tutores estão ansiosos, tristes ou irritados, e por isso, tentam se aproximar para mostrar apoio e consolo. O comportamento canino é complexo, mas existem semelhanças entre os hábitos dos cães e dos humanos. Assim como os bebês, os filhotes também têm a necessidade de se sentir seguros e protegidos por seus pais, o que os leva a se aconchegarem mais perto de seus tutores nessa fase.

Outra razão pela qual os cães gostam de dormir com seus donos é a carência. Quando o tutor não está presente durante o dia, o cão pode deitar em cima dele para chamar a atenção ou suprir sua necessidade de atenção, que não foi atendida ao longo do dia. Durante o inverno, o colo dos tutores é um local quente e confortável no qual os cachorros encontram para se aconchegar e dormir melhor, o que pode explicar esse comportamento, principalmente nos dias mais frios do ano.

Agora, você já se perguntou por que os cachorros gostam de dormir nos pés dos tutores? Além de ser uma demonstração de carinho, esse hábito também é uma forma de marcar território nos tutores. Ao deitar nos pés, os cães deixam um cheiro característico nessa parte do corpo. Devido ao olfato altamente desenvolvido desses animais, isso serve para deixar claro para outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Se você está se perguntando se é seguro dormir com seu cachorro, não precisa se preocupar! Muitas pessoas acreditam que permitir que o cachorro durma na mesma cama pode torná-lo mimado, possessivo ou dominante. No entanto, é importante abandonar essa ideia, já que dormir com o tutor não despertará ciúmes em cães que não têm problemas comportamentais. Na verdade, manter esse hábito fortalece o vínculo entre o cachorro e seu dono. Para os cães que já são naturalmente ciumentos ou têm comportamentos possessivos, é necessário ter cuidado, pois isso pode ser intensificado após o cachorro adquirir o hábito de dormir com o tutor.

Quanto ao que os cachorros pensam sobre seus donos, de acordo com pesquisas científicas, eles desenvolvem um apego aos seus tutores e os veem como membros da família. Isso é muito significativo para eles, pois os cachorros são animais sociais e têm o costume de dormir em grupos de sua espécie. Ao dormirem com seus tutores, eles demonstram confiança no momento em que estão mais vulneráveis. Além disso, eles treinam seu olfato para reconhecer o cheiro, o que explica por que ficam tão felizes quando sentem o odor de seus donos.

Apesar do comportamento animal ser complexo, não há dúvidas de que os cachorros amam seus tutores e têm muito carinho para oferecer, muitas vezes demonstrado ao dormirem juntinhos com eles. Esperamos que tenha gostado de descobrir por que os cachorros gostam de dormir com seus donos. Se você se interessa por cães e está procurando os melhores produtos, em nosso site, a Petz, oferecemos uma ampla seleção de camas, brinquedos, rações e acessórios para cachorro. Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *