Qual o termo correto: cachorra ou cadela, para se referir a uma fêmea de cachorro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Algumas palavras podem gerar confusão, mesmo para pessoas experientes. Um exemplo disso é o feminino de cachorro. Independente da idade ou região do país, a dúvida sempre persiste: é cachorra ou cadela? Existe uma opção mais adequada? Como nos referir às cadelas? Se você está incerto sobre o feminino de cão e cachorro, está no lugar certo. Continue lendo para descobrir curiosidades sobre os pets!

Chamar alguém de cachorro não deveria ser considerado um xingamento, pois aqueles de quatro patas são divertidos, fofinhos, inteligentes, fiéis e extremamente carinhosos. No entanto, essa não é a realidade. Em português, comparar alguém com um cãozinho é considerado ofensivo. E quando se trata do feminino de cachorro, a situação piora. Tanto cachorra quanto cadela são considerados xingamentos, o que deixa as pessoas confusas. Qual palavra, então, devemos usar para nos referirmos às cadelas?

Se você já encontrou uma amiga de quatro patas e ficou em dúvida sobre o feminino de cão ou cachorro, saiba que essa é uma questão comum! Afinal, é um assunto delicado. Existem duas palavras que possuem significados muito similares: cadela ou cachorra. Qual das duas é a correta? A resposta é controversa, pois até mesmo especialistas têm opiniões divergentes sobre o assunto.

No entanto, em geral, podemos dizer que o feminino de cachorro é cachorra. Portanto, da próxima vez que encontrar uma cadela, pode chamá-la de cachorra sem medo de ser indelicado. E quanto a cadela?

Certo, mas se cachorra é o feminino de cachorro, o que significa “cadela”? De acordo com o Dicionário Aurélio, cadela é o feminino de cão. Portanto, não há problema em utilizar o termo “cadela” para se referir a uma amiga peluda! Tudo depende da sua região, do seu gosto pessoal e da preferência do próprio pet. Além disso, não se limite a cachorra ou cadela em suas opções! Se preferir, pode usar outros termos como feminino de cachorro. Alguns exemplos incluem “linda”, “meu amor”, “fofa”, “vida”… Escolha a palavra que melhor representa sua amiga!

Cachorro e cão são a mesma coisa?

Na maior parte do Brasil, os termos “cachorro” e “cão” são utilizados como sinônimos. Portanto, para se referir a um peludo, independentemente de raça ou tamanho, ambas as palavras são válidas. Basta escolher a que preferir.

Entretanto, há um ponto interessante nessa questão. Tradicionalmente, o termo “cachorro” era utilizado apenas para filhotes de animais de estimação. Essa definição ainda consta em alguns livros. Por exemplo, o Dicionário Priberam define cachorro como “cão com menos de seis meses”. Já o Dicionário Michaelis define cachorro como “cão novo e pequeno”. No entanto, popularmente, essa regra já está ultrapassada. Portanto, vale a pena chamar seu pet da forma que você se sentir mais confortável: cachorro ou cão.

O mais importante é se referir ao seu pet sempre com carinho e cuidado. Quem sabe em alguns anos, chamar alguém de cachorro será um grande elogio. Nossos amigos de quatro patas realmente merecem isso, não é mesmo?

O cachorro responde ao próprio nome?

Chamar sua cadela de cachorra ou cadela não fará muita diferença para ela. Afinal, ela não entende o conceito de feminino de cachorro. No entanto, muitas vezes, os cães correm em nossa direção quando ouvem seus nomes.

Mas será que eles realmente compreendem quando são chamados? Essa é uma pergunta que ainda intriga cientistas em todo o mundo. De acordo com especialistas, há alguns fatores envolvidos. Além do som do próprio nome, os pets também estão atentos à entonação.

Com essas duas informações, eles entendem quando seu tutor os está chamando. Aliás, uma dica útil para reforçar esse comportamento é utilizar sempre o mesmo nome. Apelidos, diminutivos ou outras expressões podem ser fofos e carinhosos, mas podem confundir seu cão na hora de respondê-lo.

Agora que você sabe mais sobre o feminino de cachorro, confira outras curiosidades interessantes no blog da Petz! Além de conteúdo e informações, você também ajuda a garantir o bem-estar do seu cãozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *