Quantas vezes por dia o peixe betta se alimenta?
O peixe betta é um dos peixes mais populares entre os iniciantes em aquarismo. Muitos tutores têm dúvidas sobre a frequência de alimentação do peixe betta. Em seu habitat natural, o betta é um peixe carnívoro que se alimenta de pequenas larvas de insetos na superfície da água. Portanto, o betta prefere se alimentar de pequenas porções e rapidamente se satisfaz.
O tamanho do estômago do peixe betta é aproximadamente do tamanho de seu olho e isso é importante para compreender sua alimentação. O peixe deve ser alimentado de duas a três vezes por dia com rações específicas para bettas. Essas rações devem ser pequenas e flutuantes, para respeitar o comportamento alimentar do peixe. É recomendado que essas rações tenham um alto nível de proteína, por volta de 30% ou mais.
Quando se trata da quantidade de ração por refeição, não há uma resposta exata, pois cada indivíduo tem suas particularidades. A recomendação é fornecer uma quantidade que o peixe consiga comer em torno de dois a três minutos. Se ele comer muito rapidamente, pode-se colocar um pouco mais. Caso ele demore muito para comer, foi dado alimento em excesso.
Além da ração, os peixes betta também gostam de petiscos vivos, como artêmias e larvas de insetos. Esses petiscos podem ser oferecidos ocasionalmente para estimular o instinto de caça do peixe e melhorar sua saúde. Se não quiser oferecer petiscos vivos, existem opções desidratadas disponíveis no mercado.
É importante ressaltar que, mesmo que o peixe betta mostre interesse por comida o tempo todo, não se deve alimentá-lo sempre que ele pedir. Isso pode levar ao sobrepeso e à sujeira na água do aquário. É normal que o peixe nade em direção à superfície quando o tutor se aproxima do aquário, mas isso não significa necessariamente fome. Se notar que o peixe está perdendo peso, pode-se aumentar a quantidade ou a frequência da alimentação.
As sobras de alimento devem ser retiradas do aquário para evitar que sujem a água. O peixe não irá comê-las posteriormente, pois esse não é seu comportamento alimentar. Caso as sobras não sejam removidas, será necessário fazer trocas de água mais frequentes, o que dará mais trabalho ao tutor.
Além da alimentação adequada, é importante oferecer um ambiente adequado para o peixe betta. O aquário deve ter pelo menos 10 litros de água para permitir a colocação dos acessórios necessários e evitar problemas como obesidade e estresse. A temperatura da água deve ser em torno de 27 ºC e podem ser adicionados substrato, tocas e plantas para fornecer esconderijos e promover o enriquecimento ambiental.
Agora que você entende a frequência de alimentação do peixe betta, não hesite em visitar uma loja especializada em aquarismo para encontrar os produtos de que seu peixe precisa.