Saiba aqui se gato pode comer grama!

Leitura recomendada: 4 minutos

Alguns pets adoram comer grama do jardim. Se você tem um gato em casa, já deve ter flagrado ele comendo a planta. Mas será que é seguro para os felinos comerem grama? Muitos donos se perguntam por que os gatos têm esse hábito. Embora pareça estranho, é um comportamento comum entre eles. Na maioria dos casos, não há motivo para preocupação, mas existem alguns riscos envolvidos. Vamos descobrir se gatos podem comer grama e quais precauções tomar!

Por que os gatos comem grama?

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, 71% dos donos de gatos já viram seus animais comendo grama em algum momento. Isso é bastante comum entre os felinos. Não há uma resposta exata para explicar por que os gatos comem grama. Uma hipótese é que eles comem para aliviar algum desconforto. Outra hipótese é que a grama ajuda a regurgitar as bolas de pelo acumuladas no estômago. No entanto, de acordo com o estudo, apenas um quarto dos gatos vistos comendo grama acabaram vomitando. A maioria dos donos relatou que o gato não parecia doente ou incomodado quando decidiu comer a grama.

Instinto animal

Outra possível explicação para os gatos comerem grama é um instinto ancestral. É provável que os felinos antigos já tivessem o hábito de mastigar a planta. Esse comportamento pode ter sido vantajoso para a sobrevivência e evolução do animal, já que as fibras da grama ajudam o sistema digestivo e expulsam parasitas prejudiciais à saúde.

Cuidado com o exagero

Agora, vamos descobrir se gatos podem comer grama! Embora seja benéfico em muitos aspectos, o consumo excessivo pode ser prejudicial para o animal. É importante ficar de olho se o gato come grama frequentemente e em grande quantidade. O excesso de comida pode causar problemas como desnutrição, desidratação, verminoses, desconforto abdominal e deficiência nutricional. Portanto, tenha cuidado ao oferecer grama para o seu gato, pois o consumo excessivo pode causar vômito, perda de apetite e diarreia. Se notar qualquer sintoma, procure um veterinário. Apenas um profissional pode identificar o problema e indicar o melhor tratamento.

Grama de milho: uma opção mais saudável

Agora que sabemos que gatos podem comer grama como um comportamento natural, a melhor opção para reduzir os riscos para a saúde do animal é cultivar a sua própria grama. Isso também evita que eles comam plantas venenosas. Como fazer o cultivo? É muito simples, basta plantar grama de milho. Tudo o que você precisa é de terra, um recipiente e alguns grãos de milho.

Embora existam lojas que vendem grama de milho pronta para gatos, é muito fácil cultivá-la em casa. Aqui está o passo a passo: escolha um vaso ou jardineira; coloque terra adubada até a metade; coloque os grãos de milho separados um do outro; cubra com terra; regue com água.

É uma boa ideia ter mais de um vaso de grama para garantir que o seu gato sempre tenha opções frescas para comer. Para manter a grama saudável, regue em dias alternados. Ofereça ao gato apenas quando a grama tiver cerca de três a quatro centímetros de altura, cortando-a com as mãos.

Cuidados com a alimentação

Apesar de ser uma opção mais saudável para o seu gato, é importante ressaltar que a grama de milho não substitui a ração. A ração deve ser a principal fonte de alimentação do seu gato, escolhida de acordo com seu peso, idade, estilo de vida e outras características individuais. Além das vitaminas e óleos que ajudam a eliminar as bolas de pelo, a ração garante uma nutrição balanceada e pelos mais bonitos e sedosos. Se tiver dúvidas sobre a melhor ração para o seu gato, consulte um veterinário.

Agora que você sabe que gatos podem comer grama e que isso é normal, que tal ler outros artigos sobre a alimentação dos felinos? Aqui, no blog da Petz, você encontrará muitas informações úteis para cuidar do seu amiguinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *