Veja como evitar o hábito de seu gato comer inseto: Seu gato come inseto?
Você já deve ter observado seu gato brincando e tentando pegar insetos, não é mesmo? Mesmo quando domesticados, os felinos seguem com o instinto de caça aguçado. Isso é natural e não há nada de errado com esse comportamento. Porém, surge a preocupação quando o gato come inseto. Será que isso é prejudicial para ele? Apesar de parecer um pouco nojento, saiba que ao longo da vida, seu peludo inevitavelmente irá comer alguns insetos que encontrar pelo caminho. Muitos deles não oferecem grandes riscos, mas é importante estar atento, pois existem exceções.
É comum que os gatos comam insetos e, se você ainda não viu seu bichano fazendo isso, certamente presenciará em algum momento. A ingestão de pequenos insetos geralmente não é prejudicial para a saúde do felino, porém também não possui benefícios. Por isso, não se assuste quando seu gato estiver com um inseto pequeno na boca, a menos que seja venenoso, pois na maioria dos casos não há problema. Apesar de os insetos poderem ser hospedeiros de patógenos, a quantidade ingerida geralmente não traz grandes consequências para gatos saudáveis. Porém, é importante estar ciente de algumas exceções que demandam atenção. Se o seu gato está comendo insetos com muita frequência, é recomendado procurar ajuda de um médico-veterinário para avaliar as possíveis causas desse comportamento.
Os gatos têm um instinto de caça, assim como outros felinos. Os insetos costumam ser presas atrativas para eles, e nem sempre o objetivo é comê-los. Ficar à espreita e tentar pegar insetos é mais uma brincadeira do que uma caçada propriamente dita. Alguns gatos até caçam insetos e os levam para seus tutores, como uma forma de presente alimentar. As gatas fêmeas, especialmente, têm esse instinto mais aflorado devido à necessidade de alimentar seus filhotes.
Entretanto, é importante ficar atento quando o gato ingere o inseto durante a brincadeira. Esse comportamento pode se tornar preocupante, especialmente quando o gato começa a pegar insetos maiores, como baratas. Esses insetos vivem em esgoto e podem carregar diversos patógenos prejudiciais à saúde do gato, causando infecções gastrointestinais, por exemplo. Além disso, insetos com exoesqueleto podem causar problemas como vômitos, diarreia e irritações no sistema digestivo. Embora seja menos comum, caso o inseto ingerido seja hospedeiro de parasitas como Physaloptera, o gato pode desenvolver uma infecção intestinal mais grave.
Para evitar que o gato coma insetos, é recomendado tomar medidas preventivas, como colocar telas nas janelas, protetores embaixo das portas e manter os ralos tampados. Essas medidas diminuem a quantidade de insetos que entram na casa. Se ainda assim o gato estiver brincando com insetos que representam riscos à sua saúde, é importante retirá-lo imediatamente. Caso ocorra a ingestão, é fundamental observar o comportamento do gato nas próximas horas em busca de sinais de desconforto, como apatia, cansaço intenso, inchaço na boca, vômito, diarreia ou desconforto abdominal. Se qualquer um desses sintomas estiver presente, é recomendado entrar em contato com o médico-veterinário para obter orientações específicas sobre o tratamento adequado para o gato.
Conhecer mais sobre o comportamento do seu gato é o primeiro passo para garantir o seu bem-estar. Agora que você já sabe por que os gatos comem insetos, fique por dentro de mais informações sobre o assunto no blog da Petz!